‘Ômicron não deve ter grande grau de gravidade’, diz assessor dos EUA

Especialistas dizem que a população da África do Sul tende a ser jovem. Foto: KIM LUDBROOK/EFE
Compartilhe

Os primeiros indícios sobre a gravidade da variante Ômicron do coronavírus são “um tanto encorajadores”, disse o principal assessor do governo dos Estados Unidos sobre a pandemia, Anthony Fauci, apesar de ter advertido que ainda faltam informações.

“Embora seja muito cedo para fazer afirmações definitivas, até agora não parece que haja um grande grau de gravidade”, afirmou Fauci à CNN.

Médicos especialistas enfatizaram recentemente que a população da África do Sul, onde a variante Ômicron foi descoberta, tende a ser jovem e que casos mais graves podem surgir nas próximas semanas.

Testes de laboratório tentam determinar se a Ômicron, cepa do vírus com dezenas de mutações, é mais transmissível do que outras variantes, resistente à imunidade proporcionada por vacinas e infecções ou se gera sintomas mais graves. Os resultados são esperados nas próximas semanas.

“Há um risco real de que teremos uma diminuição na eficácia das vacinas”, disse Stephen Hoge, presidente da fabricante de vacinas Moderna, ao canal ABC. Mas a magnitude dos efeitos ainda é desconhecida, afirmou ele.

“Resta saber se será como vimos com a variante Delta, contra a qual as vacinas ainda eram eficazes recentemente, ou se veremos algo como uma redução de 50% de eficácia, o que significaria que precisamos reiniciar as vacinas.”

A Moderna e outras empresas farmacêuticas, como a Pfizer, já começaram a trabalhar para adaptar seus imunizantes à nova variante, se necessário.

Pelo menos 15 estados dos Estados Unidos e cerca de 40 países confirmaram casos da variante Ômicron.

Os Estados Unidos impuseram na semana passada restrições à entrada em território norte-americano de pessoas da África do Sul e de sete outros países vizinhos para conter infecções.

Fauci disse neste domingo (5) que espera que essas restrições sejam suspensas “dentro de um período razoável”.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais