"Ópera Mirim" levou encanto e magia para crianças no Teatro Amazonas

Compartilhe

Com olhinhos atentos e sorriso no rosto, cerca de 50 crianças encheram o hall do Teatro Amazonas, na manhã deste domingo (05/05), para assistir ao projeto “Ópera Mirim”, um dos eventos do 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO). O grupo “Pequeno Teatro do Mundo” apresentou teatro de marionetes com o espetáculo “L’enfant et les Sortilèges” (“O Menino e os Sortilégios”) que encantou todos os presentes. As próximas apresentações no hall do teatro acontecem nos dias 12 e 26 de maio.

O evento é uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio master do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, o 22º FAO segue com apresentações de ópera, recitais e concertos até 30 de maio.

Ariana Lima levou os três filhos – Ana, 6, Antônio, 5, e Bento, 1 – para a apresentação. De acordo com ela, eventos como esse incentivam o gosto pela cultura. “Trouxe meus filhos porque acho super importante trazê-los para o teatro e colocá-los em contato com a cultura. Sempre que tem peça infantil eu os trago, para que tenham novas experiências, conheçam novas histórias e o ambiente”, disse, acrescentando que até para ela foi uma experiência diferente. “Foi a primeira vez que vi uma ópera com marionetes. Gostei bastante, achei bem interessante. É bem bonito!”, completou.

A administradora Renata Levy estava com o pequeno Aaron, de 1 ano e 8 meses, e ambos estavam maravilhados com o espetáculo. Para ela, a iniciativa da SEC em promover a “Ópera Mirim” é ótima, pois dá opções de entretenimento para as crianças. “A gente até acha alguns espetáculos, mas geralmente são muito caros. E por mais que seja apresentado em uma língua estrangeira, eles entendem o que está acontecendo no palco porque a informação é visual”, apontou.

Primeira infância

Em 45 minutos de espetáculo, o público presente pode acompanhar a história do garoto que enfrenta a revolta de bichos e objetos, por sua preguiça diante dos deveres de casa. O formato, explica a diretora executiva do FAO, Flávia Furtado, foi pensado justamente para atender ao público infantil.

“Faz alguns anos que nós nos preocupamos com o público infantil. Começamos com ‘Onde vivem os monstros’, programada pelo maestro Fernando Malheiro, e foi o maior sucesso. A partir daí, começamos a pensar em um projeto especificamente para crianças. Após muita pesquisa, decidimos por um projeto pequeno e que atingisse o público ainda da primeira infância, até para as crianças terem o primeiro contato com a ópera e começarem a tomar gosto. Por isso, pensamos no formato de marionete, em um ambiente mais acolhedor, onde a criança senta no chão e curte aquele momento”, observou.

De acordo com Flávia, a Ópera Mirim vem sendo tão bem recebida por pais e crianças que a ideia agora é ter pelo menos um título por ano. “Queremos que a Ópera Mirim aconteça todos os anos, pois a experiência tem sido muito emocionante. São experiências de vida. As apresentações nos hospitais, por exemplo, têm sido muito emocionantes e a recepção tem sido bem tocante”, completou.

O espetáculo “Ópera Mirim” ainda será apresentado nos municípios Santa Isabel do Rio Negro (17/5) e Benjamin Constant (18/5). E em Manaus, também terá no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns (29/5) e no hall do Teatro Amazonas (12 e 26/5).

Sobre o 22º FAO – Em 2019, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) celebra o centenário de nascimento de Claudio Santoro com a apresentação da ópera “Alma”, do compositor e maestro amazonense. Também estão na programação “Ernani”, de Giuseppe Verdi; “Maria Stuarda”, de Gaetano Donizetti; “Tosca”, de Giacomo Puccini; e “Mater Dolorosa”, baseada na cantata “Stabat Mater Dolorosa”, de Giovanni Pergolesi.

Os ingressos para o FAO 2019 já estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas), com valores que vão de R$ 2,50 a R$ 60.

A programação do festival abrange ainda o Recital Bradesco, com canções compostas por Claudio Santoro; o encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, voltado para apresentar dados e casos de sucesso sobre a Indústria da Ópera na América Latina; o concerto do Dia das Mães; e Mulheres da Ópera.

Sobre o Bradesco Cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do país, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, além do Teatro Bradesco em São Paulo.

Em 2019, estão previstas diversas atrações como o espetáculo “OVO”, do Cirque du Soleil; os festivais de Parintins e Tiradentes; as festas juninas de São João do Caruaru e Campina Grande e o Natal do Bradesco, em Curitiba. Segue em cartaz “O Fantasma da Ópera”.

Fotos: Michael Dantas/SEC

*Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura (SEC)

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais