Ordem para reintegração de posse em Manaus é suspendida pelo STF

STF suspende ordem para reintegração de posse em Manaus
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Compartilhe

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o cumprimento da ordem da Justiça do Amazonas para a reintegração de posse de um terreno ocupado por 38 famílias carentes, em Manaus. A decisão atendeu ao pedido da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).

O terreno começou a ser ocupado em 2018. Em  2021, a proprietária do terreno acionou a Justiça. Em dezembro do mesmo ano, a 4ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho de Manaus determinou a retirada das famílias. A DPE-AM recorreu ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).

Em março deste ano, o desembargador Airton Gentil manteve a ordem para reintegração. No seu entendimento já havia cessado a determinação de suspensão das reintegrações de posse em função da pandemia de Covid-19.

No recurso ao STF, a DPE-AM apontou que as decisões de 1ª e 2ª Instância contrariam o entendimento da Corte na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828, que em 2022 estabeleceu uma série de requisitos para o cumprimento de mandados de reintegração de posse em ocupações coletivas.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais