Manaus, 24 de outubro de 2020
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Papa remove bispo polonês acusado de acobertar abusos

blank
Foto: Getty Images
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

O papa Francisco aceitou a renúncia do bispo da diocese de Kalisz, na Polônia, monsenhor Edward Janiak, neste sábado (17), informou o Vaticano.

O religioso vem sendo acusado há meses de ignorar denúncias e acobertar padres que cometeram crimes de abusos sexuais de menores no país. O monsenhor também foi alvo de um pedido de investigação formal do primaz polonês ao Vaticano.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

O não usual nessa aceitação de renúncia é o fato de que não há a indicação do sucessor para a vaga, classificada como “sede vacante”. Apenas para fins burocráticos, o Pontífice nomeou o monsenhor Grzegorz Rys, atual arcebispo de Lodz, como responsável temporário por Kalisz.

Esse é o segundo afastamento “fora da normalidade” de Francisco na Polônia em cerca de três meses. Em 13 de agosto, o líder católico “aposentou” o polêmico arcebispo de Gdansk, Slawoj Leszek Glodz, também acusado de acobertar abusos e de ter polêmicas posturas ultraconservadoras.

As acusações de pedofilia de padres católicos na Polônia vêm sendo noticiadas há alguns anos, mas voltaram a ganhar força no ano passado, com a divulgação de um documentário no YouTube que relatava os abusos sexuais. Em maior deste ano, um outro documentário dos irmãos Tomasz e Marek Sekielski voltou a abordar o tema com novas documentações.

Tanto Janiak como Glodz são citados nas produções por não terem dado andamento às denúncias apresentadas por diversas vezes.

Nesta sexta-feira (17), o advogado de uma das vítimas dos crimes, Piotr Szelag, acusou o histórico secretário do papa João Paulo II, cardeal Stanislaw Dziwisz, de ignorar denúncias feitas por seu cliente. O religioso negou que tivesse conhecimento do caso, mas informou que formou uma comissão independente na Polônia para apurar as denúncias.

Ansa

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!