Pesquisadores avaliam eficácia de vacina contra a Covid-19 em público imunizado no AM

FOTOS: Diego Peres/Secom
Compartilhe

Como parte das ações para identificar e nortear novas medidas de combate à Covid-19, pesquisadores da região e de outras capitais estudam a eficácia da vacinação no público imunizado no Amazonas. A expectativa é que as informações obtidas possam validar a efetividade da vacina como principal ferramenta no enfrentamento da doença, principalmente causada pela variante P1.

A área estudada é apenas uma das análises em desenvolvimento pelo Comitê de Assessoramento Científico Externo, integrado por especialistas nesta terça-feira (02/03). Para chegar ao resultado, o grupo de pesquisadores levará em consideração dados de mais de 60 mil profissionais de saúde vacinados na capital e de outros 100 mil idosos imunizados desde janeiro de 2020 até este mês.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

O coordenador do comitê, o médico infectologista Bernardino Albuquerque, explicou que o estudo permitirá avaliar não somente os próximos passos a serem dados pelos órgãos de vigilância, como também a eficácia do imunizante no estado, onde foi identificada a nova variante P1 e que está em 1º no ranking nacional de vacinação.

“Hoje nós temos cerca de 12 estudos em desenvolvimento. Uns relacionados a essa questão da efetividade, ou seja, qual será o impacto da vacina contra a Covid-19 na atual ocorrência de casos. Esse é um dos principais e está trabalhando com dois tipos de população. O primeiro seria exatamente o grupo das pessoas idosas e o grupo também dos trabalhadores da saúde. São dois grupos que estão com o encaminhamento da vacinação bastante adiantado”, disse Bernardino.

Os pesquisadores estimam um período de duas semanas para divulgação de dados parciais sobre a efetividade da vacina no combate à doença.

De acordo com o médico infectologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Júlio Croda, os pesquisadores observarão dados disponíveis em sistemas como o e-SUS Notifica, Sivep Gripe e no Laboratório Central (Lacen-AM). A ideia é subsidiar outras capitais brasileiras a partir das respostas encontradas pelos especialistas em Manaus.

“A gente tem muita esperança que ela (vacina) continue funcionando sim, e eu acho que a gente tem que estimular a vacinação para a população. Não temos nenhum dado, atualmente, que justifique que a vacina não funciona para essa nova variante. O que podemos falar para a população é que se vacine, porque é a melhor prevenção que a gente tem nesse momento, para não adquirir a doença, associado, lógico, às medidas preventivas”, complementou.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais