Prefeito homossexual disputará Casa Branca

Foto: SCOTT OLSON/AFP
Compartilhe

Pete Buttigieg, o jovem prefeito abertamente homossexual de uma cidade industrial do Meio-Oeste nos Estados Unidos, transformado em um fenômeno neste início da campanha presidencial, lançou neste domingo, 14, oficialmente sua candidatura às eleições de 2020.
“Reconheço a audácia de fazer isso sendo um jovem prefeito do Meio-Oeste”, disse ele ao fazer o anúncio a um grupo de apoiadores. “As forças de mudança em nosso país hoje são tectônicas. Forças que ajudam a explicar o que tornou a presidência atual possível. É por isso que, desta vez, não se trata apenas de ganhar uma eleição, e sim de ganhar uma era.”
Com somente 37 anos, ele serviu no Afeganistão, formou-se na Universidade Harvard, aprendeu sete idiomas e é prefeito de South Bend, em Indiana. Agora Buttigieg tenta se tornar o primeiro presidente abertamente homossexual dos EUA. “Não podemos procurar grandeza no passado”, disse ele em seu vídeo de campanha, em um aceno claro ao slogan de Donald Trump de “devolver a grandeza aos EUA”.
“Agora é a hora, provavelmente a única vez na história americana, em que seria lógico para alguém da minha idade, com a experiência do Meio-Oeste industrial (…) contribuir com algo que realmente possa ajudar os americanos”, afirmou Buttigieg à rede NBC recentemente.

O jovem candidato vem da área que inclinou a balança em favor de Trump conhecida como “Cinturão da Ferrugem”, área industrial localizada no Centro-Oeste e muito prejudicada pelo declínio da indústria.
Buttigieg foi eleito prefeito quando tinha 29 anos. Ele nasceu e cresceu em South Bend, estudou na Universidade Oxford e se formou em história pela Universidade Harvard. Em 2018, casou-se com Chasten Glezmen, um professor universitário.
O jovem, que muitos chamam de “Prefeito Pete”, cresceu em uma cidade que era próspera e cuja economia implodiu quando gigantes automotivos como a Studebaker fecharam suas fábricas nos anos 50 e 60.

Campanha

Nos últimos meses, Buttigieg fez frequentes aparições em jornais e talk shows americanos, e ganhou diversos seguidores nas redes sociais com sua mensagem de que os EUA precisam de “uma nova geração de líderes”.
Os números de Buttigieg vêm crescendo nas pesquisas. Algumas o colocam atrás somente de Bernie Sanders, senador por Vermont, e do ex-vice-presidente Joe Biden, que ainda não anunciou sua candidatura.
A campanha de Buttigieg já arrecadou mais de US$ 7 milhões nos primeiros três meses deste ano. / AFP e AP
*Estadão

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais