Prefeitura de Manaus lança cursos de Imagem Pessoal e Marketing Digital para artistas manauaras

Foto – Walter Barbosa / Concultura
Compartilhe

Os artistas manauaras que têm passado pelo desafio de gerir suas carreiras no modo on-line, durante este longo período de pandemia, ganharam da Prefeitura de Manaus, por meio de uma ação transversal entre a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura), nesta terça-feira, 15/6, um novo edital com cem vagas gratuitas em cursos de Imagem Pessoal e Marketing Digital, destinados aos profissionais das artes.

O projeto “Qualifica Artista Manauara: o sucesso depende de você” atende a uma orientação do prefeito David Almeida que além de dar assistência emergencial, ofertar também capacitação e qualificação profissional a todos os artistas residentes em Manaus, atuantes nos vários segmentos da arte, a fim de impulsioná-los e despertá-los para o próprio sucesso, favorecendo o engajamento profissional de sua carreira.

O presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, ressaltou que esta ação de qualificação profissional se soma a uma série de medidas que o prefeito David Almeida tem tomado para apoiar e socorrer os artistas, produtores e técnicos do setor cultural que têm sofrido com a longa pandemia que atinge a todos e fortemente a esses profissionais que dependem dos eventos que estão proibidos.

“Estamos trabalhando e entregando as ações contidas no programa de governo desde a criação dos editais Zezinho Corrêa e Mário Tadros, bem como, antecipamos o lançamento dos Prêmios Literários e estamos trabalhando na simplificação para o funcionamento do Fundo Municipal de Cultura (FMC)”, relatou Oliveira.

Ele anunciou que o projeto maior será a criação do Distrito da Indústria Criativa que tem potencial de gerar muitos empregos, unindo a cultura, o turismo, a culinária e o artesanato.

Para o presidente da Semtepi, Radyr Júnior, a parceria com a Manauscult e Concultura desde os primeiros momentos do governo, fortalece as ações.

“Em um trabalho de integração a gente vai mais longe para entregar e atingir com ações, mais pessoas. Ou seja, é mais qualificação para uma maior quantidade de profissionais”, aponta.

Ele destaca que estes cursos serão feitos nos espaços da Galeria dos Remédios como estratégia de ocupação e movimentação do centro de compras, realizando ações transversais.

A parceria entre as secretarias é fundamental para a formação e a qualificação dos artistas para que eles possam potencializar sua arte e seu trabalho e obter resultados, ressaltou o presidente do Concultura, Tenório Telles.

Como destacou o presidente da Manauscult, o futuro desse conglomerado de talentos vai compor o Distrito da Indústria Criativa, gerando empregos para muitos profissionais da indústria cultural, além dos tributos à municipalidade.

“Às vezes, todos precisamos de apoio para melhorar nosso trabalho e os artistas são um exemplo disso. Eles são o seu próprio produto com sua criatividade, imaginação e arte, e precisam em sua maioria saber como tornar mais rentável seu trabalho. E as ferramentas são o marketing digital e o pessoal”, pontua Telles.

Artistas

Para a presidente da Associação de Cultura do Estado do Amazonas (Aceam), Rosa dos Anjos, o edital de qualificação lançado é uma tábua de salvação para muitos artistas que estão impedidos de venderem em feiras e eventos.

“O Qualifica Manauara é para fazer com que o artista entenda que ele, onde estiver, pode criar e vender suas obras em qualquer ponto do planeta, via internet”, disse.

O escritor e professor João Paulo Tukano é um articulador cultural dos povos indígenas e um dos criadores dos espaços de culinária e medicina indígena, localizados na rua Bernardo Ramos, no Centro Histórico de Manaus.

Ele vai divulgar e incentivar a inscrição dos artistas indígenas no edital Qualifica Manauara. João Paulo é curador da 1ª. Mostra de Arte Indígena de Manaus que está sendo programada para o mês de julho.

“Nossa cultura ancestral tem um grande valor para a indústria cultural”, ratifica.

Inscrições

O edital é voltado a artistas manauaras, que tenham a partir de 16 anos de idade, com ensino fundamental completo. Os interessados devem baixar o edital e preencher o formulário disponível em (semtepi.manaus.am.gov.br), nesta quarta-feira, 16/6, das 9h às 15h, para realizar sua pré-inscrição e escolher o curso que deseja realizar.

O preenchimento do formulário garante a inscrição desde que haja vagas disponíveis. Quando as inscrições baterem o dobro de inscritos, a plataforma será bloqueada automaticamente ou a opção de escolher o curso indicado sumirá.

Os cursos serão realizados presencialmente no Anexo do Escritório do Empreendedor, localizado na rua Miranda Leão, 82, Centro, Zona Sul, nos dias 21 e 22 de junho.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais