Manaus, 7 de dezembro de 2021
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Prefeitura e parceiros lançam ‘Desvendar Esporte’ para incentivar práticas desportivas e de sustentabilidade

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Para estimular o aprendizado sobre as práticas esportivas e a importância da sustentabilidade, a Prefeitura de Manaus lançou nesta segunda-feira, 18/10, em parceria com a concessionária Águas de Manaus e o Instituto Incentivar, o projeto “Desvendar Esporte”, que será desenvolvido em sete escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A solenidade ocorreu na sede administrativa da concessionária na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Centro-Sul.

O projeto tem como propósito transformar as unidades de ensino em grandes oficinas de esporte e sustentabilidade nos próximos meses, por meio da criação dos próprios materiais com matérias-primas recicláveis como garrafas PET, pneus, sacolas plásticas, papelão e roupas, que serão transformadas em dardos, trampolins, arcos e outros equipamentos a fim de serem utilizados nas disputas esportivas.

As modalidades esportivas desenvolvidas serão o atletismo e a ginástica rítmica, em que cerca de 420 alunos, com idades entre 10 e 14 anos, do 5° ao 9° ano, estarão envolvidos. Todas as sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed terão uma escola participando dessa ação.

O diretor do Departamento Geral dos Distritos, Júnior Mar, representante do secretário Pauderney Avelino, destacou como essa iniciativa contribuirá para as ações da rede municipal de ensino.

“A Prefeitura de Manaus tem um grande privilégio em fazer essa parceria com a Águas de Manaus e com o Instituto Incentivar. Com esse projeto estamos levando esporte e sustentabilidade para sete escolas da nossa rede municipal de ensino, sendo algo muito bom, porque trabalhar com esportes faz bem para o corpo e a mente, além de ter um viés de sustentabilidade”, explicou.

Segundo o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, as práticas esportivas são um recurso para incentivar as crianças.

“Visamos criar benefícios concretos para a rede municipal de educação, visto que neste ano teve Olimpíadas, então trazer um projeto que ressalte a importância dos esportes na vida das crianças impulsiona a inovação. Por outro lado, quando as iniciativas pública e privada estão imbuídas no mesmo objetivo, de melhorar a vida do cidadão com a prestação de serviços, conseguimos atingir metas maiores e melhores”, destacou.

Doutor pela Unicamp, o coordenador do Instituto Incentivar, Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, comentou sobre a relação entre o esporte e a sustentabilidade a fim de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

“O esporte é uma ferramenta de desenvolvimento social e, nessa perspectiva, não dá para deixar de lado a questão da sustentabilidade, por isso precisamos pensar de modo coletivo, ou seja, se tenho um mundo melhor e mais saudável para mim, isso também atingirá o outro, além de nutrir as relações humanas. Então a relação do esporte e da sustentabilidade podem potencializar a discussão dessas questões”, enfatizou.

 

Etapas

O projeto tem 12 meses de duração, divididos nas seguintes etapas: treinamento dos professores; seleção das escolas; avaliação; primeiro contato e “mãos à obra”, fase em que os alunos serão estimulados, de maneira orientada, a organizar equipes, formatos, regras e materiais.

Por fim, o “ano esportivo” terminará em um festival de encerramento, que se assemelha aos jogos olímpicos com o intuito de envolver as equipes de todas as escolas participantes, utilizando as ferramentas construídas ao longo do projeto.

 

Projeto

O Desvendar Esporte acontece pela primeira vez em Manaus, sendo idealizado pelo Instituto Incentivar, entidade sem fins lucrativos localizada em São Paulo, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania.

A ideia surgiu da missão de desenvolver o esporte educacional com a intenção de atender as demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!