Prefeitura lança edital com mais de 10 mil vagas para o Bolsa Pós-Graduação 2019

Foto: Semcom
Compartilhe

O edital para o processo seletivo do programa Bolsa Pós-Graduação 2019 foi lançado nesta segunda-feira (15), pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, em uma cerimônia que reuniu representantes das dez Instituições de Ensino Superior (IESs) parceiras do programa.
Este ano o número de vagas oferecidas será de 10,7 mil, entre  bolsas integrais (100%) e parciais de 50% ou 75%. De acordo com o edital, as inscrições on-line começam a partir das 9h da próxima segunda-feira, 22, pelo endereço eletrônico: https://portalespi.manaus.am.gov.br, e se encerram às 23h59 do dia 5/5.
Durante o anúncio, o prefeito destacou a importância das parcerias com as IESs participantes e lembrou que em sua gestão houve uma reorganização do Bolsa Universidade, a criação dos programas Bolsa Pós-Graduação e Bolsa Idiomas.
“Só desta vez estamos oferecendo mais de dez mil vagas para quem quer fazer uma pós-graduação e que atenda aos requisitos em lei que o programa exige. Estamos nos preparando para, em breve, estarmos lançando o Bolsa Creche, aproveitando creches já existentes, boas, e que atendam nossas exigências e análises para que possamos atender mais crianças. Nós fizemos mais creches que todos os prefeitos juntos, temos mais para inaugurar, mas ainda é pouco frente ao que é necessário”, disse o prefeito, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro.
Ainda segundo Arthur, o novo programa funcionará nos moldes dos já existentes Bolsas Universidade e Idiomas
A administração dos programas é da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio  da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi/Semad), e conforme o secretário  Lucas Bandiera,  o Bolsa Pós-Graduação ampliou as possibilidades de aprovação no processo seletivo, não só pela quantidade de vagas, mas principalmente por ter alterado o valor da renda mínima do participante que antes era de 2,5 salários mínimos, para os atuais 3,5 salários mínimos.
“Atendendo a necessidade do projeto, alteramos a renda mínima para que a abrangência do Bolsa Pós-Graduação seja mais efetiva e tenha uma adesão maior”, explicou Bandiera.
A diretora da Espi, Sthela Cyrino, explicou que para participar, o candidato deve residir em Manaus, possuir diploma de curso superior ou concluir graduação até junho de 2019 (finalista) e ter renda familiar não excedente a 3,5 salários mínimos (por pessoa da família). “O candidato também não pode estar cursando ou ter concluído curso de especialização em nível de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu”, esclareceu.
Nesta edição, o programa oferta 144 cursos em diversas áreas em dez Instituições de Ensino Superior parceiras: Boas Novas, Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Estácio, Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), Fametro, Fucapi, Instituto Superior de Ensino Leanorte (Isel), Martha Falcão Wyden, Nilton Lins e Santa Teresa.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais