Manaus, 4 de agosto de 2020
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Presidente da Assembleia anunciará decisão sobre o impeachment do governador e vice na terça-feira (7)

blank
Foto: Hudson Fonseca
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB), determinou que a Procuradoria da Casa estude a decisão da corte do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que suspendeu a tramitação do processo de impeachment contra o governador Wilson Lima (PSC) e seu vice, Carlos Almeida Filho (PTB) e emita um parecer definitivo até o próximo dia 7, quando o Poder Legislativo começa as sessões híbridas, com deputados em plenário. No último dia 26 de maio o pleno do TJAM manteve a decisão do desembargador Wellington Araújo, que julgou inconstitucionais os artigos do Regimento Interno da Aleam que tratam de processo por crime de responsabilidade contra agentes públicos e suspendeu o processo de impeachment. “Esta Casa não ficará omissa e nem se furtará às suas obrigações em defesa dos interesses do povo do Amazonas”, declarou Josué.

O presidente da CPI da Saúde, deputado Delegado Péricles (PSL), se manifestou ainda no Pequeno Expediente reforçando o que havia divulgado na tarde de quarta-feira (1) de que o marido da secretária de Comunicação do governo seria um dos sócios da empresa Sonoar, que vendeu 28 respiradores para a empresa, que os revendeu ao governo, superfaturando o preço. “A CPI investiga os fatos, com técnica e imparcialidade”, declarou o deputado Péricles, informando que o nome de Luiz Carlos Avelino Jr, esposo da secretária Daniela Assayag, foi citado pelo ex titular da Susam, Rodrigo Tobias, em seu depoimento à CPI no último dia 29. Na ocasião, Tobias afirmou que Assayag teria participado de reuniões que definiram o processo de aquisição dos materiais hospitalares. “O esquema de corrupção não começou com a loja de vinhos. Começou com a Sonoar”, disse, complementando que o marido era beneficiário da empresa no período de 1/01/2020 a 5/06/2020. Segundo o deputado, os documentos obtidos pela CPI revelam que Luiz Carlos Avelino Jr. é sócio da empresa Andrade e Mansur Comércio de Materiais Hospitalares LTDA., de nome fantasia Sonoar. A entrada do marido da secretária foi feita por meio de um “contrato de gaveta”, não tendo sido registrado na Junta Comercial do Amazonas (JUCEA).

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

O deputado Wilker Barreto (Podemos) ratificou as palavras do deputado Péricles e pediu a exoneração da secretária de comunicação. “A secretária não possui mais condições morais de permanecer na pasta”, afirmou. Serafim Corrêa (PSB) disse que a CPI está realizando um bom trabalho e que este foi ratificado pela Operação Sangria, deflagrada pela Polícia Federal na manhã da última terça-feira, mas que “nunca teve o objetivo de ferir ou denegrir a imagem e honra de quem quer que seja, e sim passar a limpo as práticas que se enraizaram na administração pública”.

Durante seu pronunciamento o deputado Fausto Júnior, membro da CPI, informou, que nesta manhã, sua assessora jurídica teve seu carro arrombado e, mesmo com alguns objetos de valor dentro do veículo, foi furtado apenas o seu notebook. “Não sei se foi um crime político, mas informo que temos backup do material e a CPI não vai parar”, disse. O parlamentar informou ainda que no computador existiam informações ainda sigilosas sobre documentos e depoimentos.

O deputado Augusto Ferraz afirmou que é preciso ter cuidado com o que é divulgado pela CPI. Para Ferraz “todos são inocentes até que a justiça determino o contrário”, e mesmo diante das provas colhidas é preciso certa cautela. “Isso não quer dizer que sou contra o trabalho da CPI, apenas que eu apoio o Governo, porque vejo os esforços e obras sendo realizadas até aqui”, finalizou.

Outros temas

A Mensagem Governamental 52/2020, que dispõe sobre a extinção de cargos de provimento efetivo da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), foi outro tema tratado pelo deputado Dermilson Chagas na reunião parlamentar.

Chagas disse que o projeto pretende extinguir 124 cargos de provimento efetivo de Delegado de Polícia e os cargos de Comissário de Polícia. “Isso, na prática, é uma promoção indireta desses servidores”, disse, explicando que segundo a proposta do Governo, seriam extintos os cargos de 4ª classe de delegados, sendo todos transferidos automaticamente para a 3ª classe. “A polícia não é só feita de delegados”, disse, questionando se tal medida não prejudicaria os cargos de escrivão e investigadores.

O deputado Saullo Vianna (PTB) informou que vai enviar um indicativo ao governo solicitando o relaxamento das restrições em relação às viagens fluviais entre os municípios do interior do Estado. Vianna disse que o Executivo suspendeu, no mês de abril, as viagens em razão do aumento do números de casos do novo coronavírus, porém, neste momento, os indicadores em mostram a diminuição desses números em Manaus, o que poderia assegurar a reabertura desse meio de transporte.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Playlist - Manchetes da Rosa

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!