Procuradora-geral de Coari assume prefeitura após prisão de Adail Filho

Procuradora-geral de Coari Laura Macedo Coelho assume a prefeitura do município nesta sexta-feira (27) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Coari
Compartilhe

A procuradora-geral Laura Macedo Coelho é quem vai assumir a gestão da Prefeitura de Coari. A mudança acontece após a prisão do prefeito Adail Filho durante a Operação Patrinus nesta quinta-feira (26). Ele é suspeito de participar de um esquema de corrupção que teria movimentado mais de R$ 100 milhões.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que a medida tem efeito imediato, por prazo indeterminado. Laura é advogada, formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e assumirá todas as prerrogativas da função.

De acordo com a Operação Patrinus, Adail Filho pode estar envolvido em fraudes e beneficiamento de empresas em processos licitatórios da Prefeitura de Coari. A investigação constatou que alguns destes empresários contribuíram na campanha de Adail durante as eleições de 2016.

Nesta quinta-feira (26), o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) expediu 70 mandados de busca pessoal e de busca e apreensão, cumpridos em domicílios, órgãos públicos e em sedes de empresas. A irmã de Adail, deputada Mayara Pinheiro, também é investigada pela operação.

Adail se entregou ao MP-AM no fim da manhã desta quinta-feira (26) — Foto: Reprodução/Rede AmazônicaAdail se entregou ao MP-AM no fim da manhã desta quinta-feira (26) — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Além do prefeito, outras três pessoas foram presas pela operação: o sargento da PM e assessor do prefeito Fernando Lima, o sócio de uma redes de supermercados em Manaus, Alexsuel Rodrigues, e o vereador e presidente da Câmara Municipal de Coari (CMC), Keiton Batista.

Durante o cumprimento dos mandados, a polícia encontrou uma quantia de dinheiro não especificada na casa do sargento Fernando Lima. De acordo com a procuradora-geral Leda Mara, o valor levantado até agora – R$ 100 milhões – pode ser maior.

“Todos os envolvidos vão ter direito ao contraditório e à defesa, e pode ser que esse número venha a aumentar ou se aproximar do valor apontado”, explicou Leda. Para ela, esta primeira fase da operação vai abrir caminho para novas linhas de investigação.

Para o MP-AM, o desvio ocorreu em diferentes segmentos e, somente com o avanço da investigação, será possível identificar a origem dos recursos.

“Essa fraudes ocorreram em vários contratos. Temos vários empresários envolvidos, nem todos privados de liberdade. Nós vamos chegar à conclusão de que parte deste recurso, que seria a favor da população, foi desviado para outros fins”, disse a procuradora-geral.

Em nota, o prefeito Adail Filho questionou a necessidade da prisão e considera as acusações graves. Ele afirmou ainda que prestará todos os esclarecimentos desejados pela justiça.

“Embora ele tenha se colocado à disposição, nós não temos garantia de que provas não seriam alteradas ou suprimidas, a partir do momento em que desencadeássemos essa investigação”, explicou a procuradora-geral.

Fonte: G1

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais