Manaus, 25 de janeiro de 2022
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Professores indígenas participam de jornada pedagógica para abertura do ano letivo na zona ribeirinha

Foto – Eliton Santos/ Semed
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Prefeitura de Manaus iniciou, nesta terça-feira, 4/1, uma jornada pedagógica com os professores indígenas, que atuam nas escolas indígenas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o intuito de orientar para a abertura do ano letivo das unidades localizadas na zona ribeirinha. O encontro ocorreu no Centro Municipal de Educação Especial André Vidal, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e segue até quinta-feira, 6.

A jornada contou com palestras, oficinas e informativos sobre a implementação da proposta pedagógica curricular da língua indígena kambeba e nheengatu, que entrará em vigor nas escolas indígenas: Kunyata Putira, Arú Waimi, Kanata T-Ykua, Puranga Pisasú, localizadas na zona ribeirinha.

“Serão três dias de jornada, neste ano optamos em fazer um evento de um jeito diferente na forma de oficinas, divididas por níveis: primeiro dia, educação infantil; segundo dia, primeiro ao terceiro ano; e no último dia, do quarto ao quinto ano. As oficinas têm um caráter prático, onde colocamos os professores para organizar planos de aula, construir atividades e darmos orientações no que possuem dificuldades”, destaca a chefe da Gerência de Educação Escolar Indígena (Geei), da Semed, Giovana Oliveira, sobre a dinâmica da jornada.

Reconhecimento

A educação indígena é uma das prioridades da gestão David Almeida, que sancionou, em setembro de 2021, a lei n° 2.781/2021, que trata sobre a criação da categoria da escola indígena, além de dispor sobre a elaboração de cargos de profissionais de Magistério Indígena, regularização dos espaços de estudos da língua materna e conhecimentos tradicionais indígenas em unidades da Semed.

Um dos participantes da jornada pedagógica é o diretor da escola indígena Kanata T-Ykua, localizada na comunidade Três Unidos, à margem esquerda do rio Negro, que atende 35 alunos da educação infantil, professor Raimundo Kambeba.

“A jornada é um avanço muito grande para a educação indígena em Manaus. Acompanhamos os esforços do prefeito David Almeida e do secretário Pauderney Avelino em nos apoiar e aprovar a língua indígena como uma disciplina nas escolas indígenas de Manaus. Esse encontro valoriza as nossas ações, porque precisamos de uma educação diferenciada, específica e comunitária, para que nossas crianças aprendam a escrever e ser alfabetizadas na língua portuguesa e indígena”, enfatiza.

Para a professora Raynete Dias, que também atua na escola Kanata T-Ykua, o reconhecimento pela lei n° 2.781/2021 vai contribuir bastante para sua atuação em sala de aula.

“A aprovação da língua indígena é um marco para nossas escolas, assim neste ano de 2022 vamos contribuir ainda mais para a formação de nossos alunos”, comenta.

A rede municipal conta com quatro escolas municipais indígenas, voltadas a 480 estudantes, que fazem parte dos 22 Espaços de Estudos da Língua Materna de Conhecimentos Tradicionais.

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!