Manaus, 18 de maio de 2022
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Projeto ‘Contos da Capivara’ promove conscientização ambiental na infância

Ao final de cada episódio, os ouvintes são estimulados a adotar pequenas atitudes diárias para ajudar o meio ambiente. Foto: Reprodução
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Os dados sobre o meio ambiente são alarmantes e nunca foi tão necessário mudar nossos hábitos para preservar o planeta para esta e as próximas gerações. O novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) revelou o aumento de 12% nas emissões de gases de efeito estufa e que, caso medidas drásticas não sejam adotadas, não conseguiremos restringir o aquecimento global a 1,5ºC. Se a taxa das emissões permanecer igual, é provável que o aumento das temperaturas globais seja de 3,2ºC até 2100.

Os números mostram um futuro incerto e perigoso, mas também são uma oportunidade para refletirmos sobre nossa relação com o planeta. Incentivar as crianças a respeitar o meio ambiente e educá-las sobre sustentabilidade é mais fácil do que reeducar os adultos.

Cada vez mais o com a natureza, reciclagem, reutilização da água, brincadeiras pedagógicas e narração de histórias passam a ser pequenas ações que podem fazer a diferença na vida das crianças. A produtora Poétika e o Verdes Marias – movimento de três irmãs que buscam inspirar pessoas a ingressarem numa vida mais sustentável – perceberam que os estímulos lúdicos fazem sucesso entre o público infantil e criaram o podcast “Contos da Capivara”.

O projeto aborda o tema do meio ambiente através de contos infantis inéditos de autores nacionais, com leveza e diversão para toda a família. As crianças podem ouvir as histórias junto aos familiares e dialogar sobre assuntos como mudanças climáticas, lixo, água e desmatamento.

Ao final de cada episódio, os ouvintes são estimulados a adotar pequenas atitudes diárias – denominadas microrrevoluções – para ajudar o meio ambiente. Algumas dessas ações são: reduzir o consumo de carne e ingerir mais vegetais, consumir mais produtos de pequenos produtores e contar para os amigos que os povos indígenas são guardiões da floresta e devem ter seus direitos respeitados. De acordo com Mariana Moraes, uma das idealizadoras do Verdes Marias, as microrrevoluções podem mudar o cotidiano das famílias e despertar a consciência ambiental.

“As crianças aprendem rápido e levam pra vida coisas que praticam na infância, elas podem ser grandes incentivadoras de mudanças de hábitos dentro de casa e entender desde cedo que tudo que fazem tem impacto”, explica Mariana, do Verdes Marias.

*Massa News

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!