Manaus, 18 de maio de 2022
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Projeto ensina crianças e adolescentes de Manaus a produzirem podcast com relatos da periferia

Podcast ‘Eu sou o Monte’ será lançado junto com livro-reportagem no dia 17 de maio, em Manaus. Foto: Divulgação
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Para dar voz aos coletivos urbanos, o projeto ‘Manaus de Frente para a Floresta’ realizou oficinas para a criação de um podcast com os jovens do bairro Monte das Oliveiras, na zona norte de Manaus. O produto, chamado ‘Eu sou do Monte’, contém seis episódios produzidos por 15 crianças e adolescentes do coletivo Soul do Monte, com histórias da periferia.

As oficinas de podcast fazem parte do projeto multimídia coordenado pelo jornalista Sérgio Adeodato, incluindo um livro-reportagem com base em mais de 60 entrevistas com pesquisadores, ambientalistas, empresários, lideranças sociais, gestores públicos, empreendedores de inovação e ícones da cultura manauara na música, artes plásticas, gastronomia, arquitetura e cinema, que compartilham suas visões sobre a relação cidade-floresta e o papel de Manaus na agenda do desenvolvimento sustentável.

A iniciativa tem apoio da Manauscult, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Instituto de Conservação e Desenvolvimento do Amazonas (Idesam), Instituto Arapyaú, Uma Concertação pela Amazônia, Coca-Cola Brasil, Página22 e Impact Hub Manaus, espaço de inovação onde o livro será lançado.

De acordo com Sérgio Adeodato, um dos objetivos do livro é promover o debate e garantir espaço de fala a lideranças locais, inclusive coletivos urbanos. “Decidimos ir além e gerar um legado sociocultural para uma comunidade de baixa renda que retrata muito bem os desafios da relação entre cidade e floresta. Entramos para apoiar a produção de um podcast em que meninos e meninas contam a história do lugar por meio de pesquisas e entrevistas”, explica o autor.

As oficinas de podcast duraram cinco meses. Os jovens participaram de oficinas e receberam equipamentos para dar continuidade ao podcast no futuro. Segundo Adeodato, o projeto permite que os próprios moradores contem suas histórias, mobilizando reflexões sobre a identidade e o empoderamento local. “É uma forma de fazer a mensagem do livro ir além de um produto impresso que fica guardado e contribuir com transformações em uma comunidade”, completa Sérgio.

Todo o processo de capacitação e criação do podcast ‘Eu sou o Monte’ teve a coordenação do professor e jornalista Maickson Serrão e do empreendedor sociocultural Rojefferson Moraes, à frente do coletivo Soul do Monte.

“O podcast é um formato novo, mas usa uma comunicação que a gente utiliza o tempo todo. A ideia também era apresentar mais uma possibilidade de visibilidade e voz para a comunidade. As crianças precisam construir suas próprias narrativas e enxergar nos novos meios de comunicação um espaço que também pode ser delas. O famoso storytelling precisa ser mais democrático e alcançar a todos, sem exceção”, afirma Maickon Serrão.

O livro-reportagem traz textos, fotos, dados e análises sobre os aspectos econômico, social e ambiental da maior metrópole da Amazônia, uma região que se encontra no centro das discussões sobre a mudança climática e o desenvolvimento sustentável.

E o objetivo do projeto é contribuir para o debate sobre as soluções e o futuro da região de Manaus e de suas diferentes realidades.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!