Proposta para criação da Universidade do Mar é aprovada e ambientalistas comemoram

A iniciativa objetiva melhorar o sistema de conservação da região e manter o equilíbrio do ecossistema - Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil
Compartilhe

Após de quatro anos de mobilização de cientistas, ambientalistas e organizações de sociedade civil, e também em trâmites processuais, a Baía de Guanabara será espaço de um espaço universitário público.

A proposta de criação do Programa de Extensão Universidade do Mar foi oficializada na última semana pelo reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ricardo Lodi Ribeiro.

O ecologista Sérgio Ricardo de Lima, cofundador do Movimento Baía Viva e um dos idealizadores da proposta, comemorou a oficialização dessa iniciativa:

“Depois de mais de 30 anos de propaganda governamental enganosa com falsas promessas de despoluição da Baía de Guanabara e de gastos bilionários em programas que, na prática, geraram poucos resultados reais para o processo de recuperação ambiental integrada da Baía de Guanabara”.

A Universidade do Mar buscará soluções integradas para os problemas da Baía de Guanabara, a partir de uma rede de parcerias.

Relevância

Liderada pela Faculdade de Oceanografia da UERJ, pelo Movimento Baía Viva e pela Associação de Moradores de Paquetá (Morena), o espaço escolhido está situado em uma das regiões mais conservadas, abrangendo a Zona de Amortecimento da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim e a Estação  Ecológica (ESEC) da Guanabara.

Nesse percurso, onde se inserem outros municípios, ainda existem 80 quilômetros de manguezais protegidos, ecossistema fundamental à manutenção da biodiversidade e ao equilíbrio climático.

Esse território abriga espécies ameaçadas de extinção como os botos-cinza (Sotalia guianensis), símbolo do Rio de Janeiro.

A relevância também aumento quando se considera que a UERJ é a instituição da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável pela Organização das Nações Unidas (ONU), no período de 2021 a 2030.

Fonte: ((o))eco.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais