Rebanho do Amazonas começa a ser vacinado contra febre aftosa

Compartilhe

Pecuaristas de 21 municípios do Amazonas deverão vacinar o rebanho contra a febre aftosa a partir desta quarta-feira, 1º de maio. A campanha “Amazonas Sem Febre Aftosa” quer erradicaçar a doença em todo o estado, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Todos os bovinos e bubalinos deverão ser vacinados nesta etapa contra a doença, com exceção dos municípios de Boca do Acre e Guajará, que vacinarão animais até 24 meses.“Apesar do estado possuir o status sanitário de livre de febre aftosa com vacinação, reforçamos o índice vacinal, que deverá ser superior a 80% de animais imunizados”, comentou a coordenadora estadual da Adaf do PNEFA, Joelma Silva.

A campanha vai vacinar os animais  em  Apuí, Barcelos, Canutama, Carauari, Eirunepé, Envira, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Lábrea, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Pauini, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, Guajará, Boca do Acre, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá.

A estimativa da Adaf é imunizar 640.680 mil cabeças de gado. Em 2018, o Amazonas atingiu um índice vacinal de mais de 98% do rebanho vacinado. As doses da vacina poderão ser adquiridas até o dia 31 de maio em casas agropecuárias credenciadas pela Adaf ou nos escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). O preço é de R$ 1,90 a R$ 2,10 por dose (2 ml).

 Após a vacinação, o produtor rural deverá notificar a agência até o dia de 15 de junho que imunizou seu rebanho.

*Assessoria

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais