Rebanhos bovino e bubalino crescem no Amazonas, aponta IBGE

Foto:Divulgação
Compartilhe

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) mostrou o resultado da pesquisa divulgada no início da semana, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou o crescimento de rebanhos bovinos, bubalinos e suínos, de pequeno, médio e grande porte, no Amazonas.

O destaque ficou por conta do aumento do rebanho de bovino de grande porte, que partiu do efetivo de 1.376.210 cabeças, em 2018; para 1.455.853 cabeças; em 2019, com alta de 5,5%. O de búfalos cresceu 6,6%, e houve estabilidade no efetivo de equinos. Também se observou elevação em 0,4% do rebanho bovino nacional, primeira alta após dois anos consecutivos de queda.

De acordo com o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Junior, os números divulgados pelo IBGE comprovam o bom momento do setor primário amazonense, fruto dos investimentos corretos do Plano Safra do Governo do Amazonas.

“Praticamente crescemos em todas as cadeias produtivas da produção animal. Isso é mais emprego, mais renda, mais dignidade e segurança alimentar e nutricional para o povo do estado. Insistimos na máxima que é perfeitamente possível conciliar produção agropecuária com desenvolvimento sustentável. Contudo, sabemos que temos muito a fazer, mas os resultados do IBGE demonstram que estamos no caminho certo”, afirmou Petrucio.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Segundo o resultado da Pesquisa da Pecuária Municipal (PMM) 2019, também houve crescimento em rebanhos de médio porte, no efetivo de suínos em 14,6%, e caprinos em 3,2%.

Já os destaques dos rebanhos de pequeno porte ficam para os galináceos, cuja produção cresceu 7,7%, em 2019, no Amazonas.

O empresário do ramo de ovinos, Thiago Emilliano, afirma que o crescimento da produção é devido à parceria entre o Governo do Estado e o pecuarista. “Há três anos migrei para criação de ovinos, e hoje estou muito feliz com minha produção, recebendo assistência técnica do Sistema Sepror. O Amazonas está crescendo no Agro, e trabalhar com ovinos e caprinos é uma ótima alternativa e visão para o futuro”, acrescentou.

Febre aftosa – O Amazonas imunizou, na primeira etapa de vacinação contra febre aftosa, 93,7% do rebanho. Mesmo com toda a crise mundial de saúde, em decorrência da pandemia de Covid-19, mais de 500 mil animais foram vacinados, conforme dados divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf).

Ao todo, 10.888 pecuaristas de 8.440 propriedades rurais registraram a imunização de seus rebanhos.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais