“Reserva do presidente são as Forças Armadas”, diz Mourão

Valter Campanato/Agência Brasil
Compartilhe

No último dia de atuação das Forças Armadas na Amazônia, no âmbito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na Amazônia, o vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão (PRTB), afirmou, nesta sexta-feira (30/4), que ainda não obteve retorno sobre a prorrogação.

Com o fim estabelecido para esta sexta-feira (30/4), a Operação Verde Brasil 2 está vigente desde 15 de maio do ano passado, com o intuito de conter o avanço do desmatamento, os focos de incêndio e o garimpo ilegal na Amazônia.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

“O ministro da Defesa não me deu retorno. O presidente pode decidir isso a qualquer momento. Todo comandante tem que ter uma reserva, a do presidente são as Forças Armadas. Se ele sentir que não estamos conseguindo cumprir a tarefa com o que temos, a gente emprega as Forças. Planejamento existe, é só dar o start”, disse Mourão sobre a permanência dos militares.

Por mais que dobrar as ações de fiscalização na Amazônia tenha sido uma das promessas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Cúpula do Clima, o chefe do Executivo ainda não se posicionou sobre a prorrogação da GLO. Na quinta-feira (22/4), Mourão se reuniu com o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, com o intuito de conversar sobre a operação.

“Braga Netto está estudando esse assunto, vai discutir com o presidente da República, se for o caso de estender um pouco mais a participação da Forças Armadas, mais diretamente, não só ficando na parte logística e de comunicações”, declarou Mourão após o encontro.

Plano Amazônia 21/22
No dia 15 de abril, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Resolução nº 3, de 9 de abril de 2021, que aprovou o Plano Amazônia 2021/2022. O plano de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia foi apresentado pelo Conselho da Amazônia Legal, no começo de fevereiro, na primeira reunião de 2021.

O Plano Amazônia 2021/2022 substitui a Operação Verde Brasil 2, deflagrada em maio de 2020 e prorrogada até o próximo dia 30 de abril de 2021.

O documento de 12 páginas indica a intenção do conselho em reduzir, até o fim de 2022, “os ilícitos ambientais e fundiários, bem como as queimadas e o desmatamento ilegal, aos níveis da média histórica do Prodes (2016/2020)”.

Além disso, o plano prevê também assegurar o engajamento federal nas ações de proteção, preservação e desenvolvimento sustentável, na Amazônia Legal.

Fonte: Metrópoles

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais