Rolos de filmes do Canal 100 podem ter se perdido na Cinemateca

Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Foto: Estadão
Compartilhe

Parte de um dos maiores acervos de alta qualidade e edição dedicados e ao esporte e ao futebol brasileiros de todos os tempos pode ter sido destruído.

Trata-se de parte do acervo do Canal 100, acervo cinejornal brasileiro criado em 1957 por Carlos Niemeyer. Funcionou até o início dos anos 2000. Era exibido normalmente em salas de cinema, antes dos filmes, mas chegou a ser exibido na TV também.

Nos dias 9 e 10 de fevereiro do ano passado. uma grande enchente atingiu a Vila Leopoldina, em São Paulo. onde estava armazenado parte do acervo da Cinemateca Brasileira.

A coluna teve acesso ao laudo da destruição, realizado pela Fundação Roquette Pinto: são estimados 9.000 rolos de filmes destruídos para sempre. Cada rolo necessariamente significa um filme. Alguns filmes estão separados em vários rolos. Não há como recuperá-los.

A Cinemateca Brasilera foi fechada em março do ano passado por ordem do governo Bolasonaro.

Teoricamente o acervo deveria ser aberto novamente em agosto.

do UOL

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais