Secretário de saúde do Amazonas rebate prefeito e diz que colapso na saúde “ainda” não aconteceu mas está próximo

Segundo o Secretário ainda há 5% de leitos de UTI disponíveis no Estado. “Eu preciso dizer que ainda não estamos em colapso. Mas provavelmente nos próximos dias não teremos mais leitos de UTI no sistema público e nem no privado.”
Compartilhe

Na atualização dos números do Corona Vírus no Estado, transmitida ao vivo pelo Facebook, no inicio da tarde o Secretário de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, rebateu as afirmações dadas mais cedo pelo Prefeito de Manaus , Artur Neto, de que a  cidade já estaria em Colapso na saúde. Segundo o Secretário, ainda há 5% de leitos de UTI disponíveis no Estado. “Eu preciso dizer que hoje não, ainda não estamos em colapso. Mas provavelmente nos próximos dias não teremos mais leitos de UTI no sistema público e nem no privado.”

O secretário ressaltou como medida de reverter esta situação, o convênio com a Faculdade Nilton Lins, para disponibilizar 400 novos leitos clínicos.  Nesta semana, a unidade de saúde passará pelo processo de dedetização e desinfecção, além de testagem da rede de gás.

Na mesma ocasião, o secretário Rodrigo Tobias disse que hoje o Estado tem 69 respiradores disponíveis e  53 respiradores em manutenção que até a próxima semana estarão aptos para o uso.

A diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto,fez um esclarecimento sobre o procedimento de recolhimento dos corpos das vítimas do Covid-19 que morrem em casa. A diretora explicou que cabe as funerárias o recolhimento dos corpos de mortos pelo Corona Vírus. “Mas há um protocolo da Anvisa que deve ser seguido com rigidez para evitar qualquer contaminação”, explicou a diretora.

No amazonas são 19 mortes confirmadas por corona vírus, uma taxa de 3,57% de letalidade. As autoridades de saúde também anunciaram 44 pacientes curados, sem risco de transmissão do vírus em todo Estado .

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais