Semana Nacional de Museus tem programação virtual

Foto: Michael Dantas
Compartilhe

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, inicia uma programação virtual a partir desta segunda-feira (18), para celebrar a Semana Nacional de Museus. As atividades seguem até o dia 24 de maio, no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Entre os destaques estão as visitas virtuais a Pinacoteca do Amazonas, Museu Tiradentes da Polícia Militar, Museu de Arqueologia, Museu da Imagem e Som do Amazonas e Museu de Numismática, além de jogos, como quebra-cabeça com obras do acervo e vídeos inéditos com nomes, como Juarez Clementino da Silva Júnior, mestre em História Social; Luciane Páscoa, mestre em História e doutora em História Cultural; e Otoni Mesquita, mestre em História e Crítica da Arte e doutor em História.

No Portal da Cultura, o público ainda tem à disposição imagens para colorir, entre elas, obras como “Amazônia Ameaçada”, de Eli Bacelar; “Casa de Palha na Beira do Rio”, de Van Pereira; “Rosto de Índio”, de Da Silva; “A Viagem do Pajé”, de Buy Chaves; “Casas”, de Ademar Brito; “Menino com Pipa”, de Afrânio de Castro; e “Mulher Pensando de Frente”, de Arnaldo Garcez.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, a proposta compõe a 18ª Semana de Museus, uma promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que, neste ano, une instituições museológicas com o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

“É uma oportunidade para as pessoas conhecerem nossas instituições museológicas, as diversas manifestações, referências culturais e aprenderem que museu é memória, pertencimento e interação”, afirma o titular da pasta. “Nesta semana, vamos oferecer experiências significativas aos visitantes. Durante as visitas virtuais, por exemplo, os guias fazem um tour, comentando sobre a história, curiosidades e obras de cada espaço”.

O Amazonas conta com nove museus em Manaus, administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa: Pinacoteca do Amazonas; Museu Tiradentes da Polícia Militar; Museu de Arqueologia; Museu da Imagem e Som do Amazonas; Museu de Numismática Bernardo Ramos no Palacete Provincial, no Centro; Casa Eduardo Ribeiro na rua José Clemente, no Centro; Museu do Homem do Norte no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no Distrito Industrial; Seringal Vila Paraíso, localizado na zona rural do município de Manaus, na região do igarapé São João, afluente do igarapé Tarumã-Mirim, margem esquerda do Rio Negro; e Museu do Teatro Amazonas no Largo de São Sebastião.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais