De volta aos 15
Todo mundo tem algo mal resolvid0 na adolescência que gostaria de consertar. Na nova série brasileira “De Volta aos 15”, que estreia nesta sexta-feira (25) na Netflix, dá a sua protagonista, Anita, a chance de poder resolver o seu passado, literalmente. A classificação indicativa é de 14 anos.
Duas atrizes estão responsáveis por interpretar a mesma personagem: Camila Queiroz, 28, e Maisa Silva, 19, que darão à vida Anita, aos 30 e aos 15 anos, respectivamente. Na trama, Anita chega à idade adulta sem estar bem resolvida na vida profissional e nem na vida amorosa.
Ela é afrontada por esse dilema ao retornar à cidade natal para o casamento de sua irmã. Lá, de volta ao quarto onde passou toda a adolescência, resolve ligar seu antigo computador e, após logar no seu antigo Floguinho (rede social fictícia do filme, mas que traz referência à antiga Flogão), é transportada de volta a sua vida de 15 anos atrás, literalmente.
Na série, a personagem, aos poucos, consegue manter o controle dessa passagem de tempo. Ela vai e volta quando ela quer depois que aprende.
Para quem viveu a adolescência no começo dos anos 2000, a série tem o seguinte atrativo: a época é retratada em todo seu auge com referências de figurino, de adereços e musicais. Junto com Anita ao passado, voltam as calças de cintura baixa, os tamagochis e alguns hits do período.
O texto é uma adaptação da série de livros de Bruna Vieira, 27, por sua vez baseados no blog que ela mantém até hoje na internet. Tanto Camila quanto Maisa já conheciam o material original, que fez muito sucesso entre o público jovem.
Elenco
“É bem legal fazer parte de uma história que a gente já conhece”, conta Maisa, que leu os dois primeiros livros da série durante a pandemia –o terceiro ainda está para ser lançado.
“Eu fiquei muito emocionada porque eu acho que faz muito mais sentido quando você tem uma intimidade com a história, com autora da história, quando de alguma forma aquilo te marcou”, disse Camila, que era leitora do blog e ganhou os livros de presente da autora. “Ela fez parte dessa minha fase de adolescente, temos quase a mesma idade.”
A escalação do elenco surpreendeu muita gente pelo fato de que as duas atrizes não são parecidas fisicamente. Por este motivo, elas começaram a fazer um trabalho com as preparadoras de elenco e com a equipe de caracterização para achar um denominador comum.
“O que a gente está acostumado a ver são passagens de tempo, uma personagem que começa adolescente e depois fica mais velha”, comenta Camila. “No nosso caso, não. A gente está junto o tempo todo porque a personagem tem o controle dessa passagem de tempo. Ela vai e volta quando ela quer depois que aprende. Então a gente está dividindo a personagem mesmo, o tempo todo.”
Para Maisa, esse foi um dos maiores desafios desse trabalho. “Interpretar permite que a gente faça várias coisas diferentes, mas dividir uma personagem no mesmo tempo-espaço é incrível”, declara.
Elenco: Camila Queiroz, Maisa Silva, Mariana Rios, Breno Ferreira, João Guilherme, Klara Castanho, Pedro Vinícius e Caio Cabral, entre outros
Fonte: R7