Sete médicos peruanos se infectam com a covid-19 depois de se vacinarem

Profissionais de saúde peruanos aguardam para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Lima - AFP/Arquivos
Compartilhe

Sete médicos peruanos contraíram a covid-19 após terem se vacinado e três deles estão internados em unidades de terapia intensiva, informou neste sábado (3) o Seguro Social de Saúde (EsSalud).

Os sete contágios ocorreram em Piura (1.000 km ao norte de Lima) e quatro médicos que tinham recebido as duas doses da vacina estão em casa, disse o gerente da EsSalud nessa região, doutor José Céspedes.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

“É importante dizer que estes [três] médicos que estão na unidade de cuidados intensivos tinham recebido [apenas] a primeira dose e depois de infectaram. Não chegaram a completar a segunda dose”, informou Céspedes em coletiva de imprensa.

Os médicos têm padecido duramente com a pandemia, que não dá trégua ao país, com 401 mortos, segundo o Colégio Médico do Peru. Outros 60 estavam em UTIs no fim de março, segundo o último boletim divulgado pelo sindicato.

“Os outros [quatro médicos] que completaram a segunda dose se contagiaram antes dos 15 dias” da segunda vacina, informou Céspedes.

O chefe regional do EsSalud atribuiu os contágios de seus sete colegas – que trabalham em diferentes hospitais – a que “às vezes confiamos e pensamos que não vamos pegar” a covid-19.

“Como se disse desde o começo, toda pessoa que seja imunizada não está livre de se infectar com o vírus em algum momento, a efetividade se dá em que a pessoa não chegará a estágios graves da doença”, explicou o médico.

O Peru iniciou a vacinação em 9 de fevereiro com doses da chinesa Sinopharm e a primeira fase está destinada a pessoal de saúde, militares, bombeiros e idosos. A meta é imunizar 25 milhões dos 33 milhões de peruanos, mas a campanha avança lentamente.

O país enfrenta desde dezembro a segunda onda da pandemia e na quinta-feira registrou um recorde diário de quase 13.000 contágios, acima do recorde de 8.340 da primeira onda, em meados de agosto.

O Peru acumula 1,5 milhão de contágios e mais de 52.000 mortos desde que a pandemia eclodiu, há 13 meses.

Esta semana, os contágios chegaram a quase 8.000 por dia, em média, e há dois meses morrem diariamente quase 200 pessoas.

Para conter a covid-19, durante os quatro dias do feriado da Semana Santa está em vigor uma quarentena nacional obrigatória.

Fonte: Istoé/AFP

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais