Sinepe-AM traça plano estratégico, preparando instituições para retorno das aulas

Foto: Divulgação
Compartilhe

Medidas de distanciamento, higienização e limpeza dos ambientes, além de serviço de triagem nas áreas de acesso, fazem parte do plano estratégico para a retomada às atividades do ensino privado no Amazonas, quando as aulas presenciais forem liberadas. Dentre as ações de apoio para dar suporte às escolas associadas, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado (Sinepe-AM) criou uma cartilha, orientando sobre as providências a serem tomadas e os cuidados necessários para a reabertura dos serviços, após a flexibilização do isolamento social, em data a ser fixada.

A presidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha, destaca que, no retorno das atividades de ensino presencial, as escolas devem procurar seguir todas as medidas de distanciamento e segurança previstas nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Entre elas, deverão higienizar todos os equipamentos, componentes e utensílios em geral, a cada troca de turno”, informou.

As escolas terão que estabelecer, segundo ela, uma rotina de desinfecção com álcool 70% os móveis, portas, maçanetas, catracas, torneiras, dispensers de papel toalha e sabonete líquido, caixas eletrônicos, telefone, painéis de elevadores, e demais artigos e equipamentos de uso compartilhado ou coletivo.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Frascos de álcool 70% devem ser disponibilizados em mesas, guichês e pontos de atendimento. De acordo com as orientações da cartilha, a limpeza deve ser intensificada nos pisos, com uso de água, sabão e água sanitária. “Para ajudar as escolas associadas na adoção das medidas, o Sinepe-AM está realizando cotação de preços dos serviços de sanitização de ambiente, limpeza e compra de termômetros”, adiantou Elaine Saldanha.

Continuará valendo, disse ela, o distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro entre os alunos, durante as atividades em sala de aula. E a adoção de um sistema de escalas, de revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos, aglomerações e contatos de alunos, educadores e demais funcionários das instituições.

Já os alunos que fazem parte do grupo de risco – como transplantados, cardíacos, hipertensos ou portadores de outras comorbidades –, continuarão sendo atendidos pelas instituições através do ensino remoto. Professores e demais profissionais das instituições que se enquadram nesse grupo também permanecerão afastados durante o período que for necessário.

“Também estamos orientando que seja feita uma triagem para acesso às escolas”, afirmou. A ideia, de acordo com Elaine Saldanha, é detectar, logo na entrada, alunos que apresentarem sintomas de Covid-19. Se houver, ficarão em um ambiente isolado até a chegada dos pais ou responsáveis. “Além disso, as escolas deverão notificar imediatamente os órgãos de saúde, caso algum funcionário ou aluno apresente sintomas da doença, para que possa receber o atendimento necessário”, disse a presidente do Sinepe-AM.

A orientação do sindicato é a retomada gradual das atividades por segmento. De início, as instituições de ensino infantil deverão continuar com o ensino remoto, mas poderá abrir exceção para os pais e responsáveis que precisarão trabalhar, mas não têm com quem deixar os filhos. Já as instituições de ensino fundamental, médio, educação profissional, cursos livres, atividades esportivas ao ar livre e ensino superior, poderão intercalar aulas presenciais com o uso de meios digitais, enquanto durar a pandemia.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais