Manaus, 18 de maio de 2022
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

SISU, ProUni e FIES 2022: Confira tudo o que já foi anunciado sobre os processos seletivos

Foto: Dida Sampaio
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

O Ministério da Educação possui três modalidades de processo seletivo para o ingresso no ensino superior, são elas: SISU, ProUni e FIES. Em todas elas é usada a nota do último Enem ou de edições anteriores para selecionar os aprovados.

O SISU, ProUni e FIES são programas criados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, para ajudar os estudantes a ingressarem no ensino superior. Todos esses processos seletivos ocorrem após a aplicação do Enem, já que a nota do exame é utilizada para a seleção.

FIES 2022
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado aos estudantes brasileiros. O FIES tem o objetivo de oferecer financiamento estudantil.

Os financiamentos concedidos com recursos do FIES, para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, terão taxa real zero de juros. Já os estudantes com uma de até cinco salários mínimos familiar pagam juros de acordo com o banco.

Esse último de chamado de P-Fies e concede mais oportunidades de financiamento estudantil, já que possibilita o contrato com bancos particulares e a margem de comprometimento da renda é maior.

Pode participar os estudantes que participaram de uma das edições do ENEM a partir de 2010 e que tenham tido uma média final de no mínimo 450 pontos e não tenham zerado a redação.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o número de vagas para o FIES 2022. Para o primeiro semestre serão disponibilizadas 66.555 vagas e no segundo semestre 44.370 novas vagas. O calendário de inscrição ainda não foi divulgado.

ProUni 2022
O ProUni (Programa Universidade para Todos) oferece vagas em instituições privadas para estudantes que realizaram o Enem. A seleção acontece por meio das notas obtidas no exame.

Para concorrer uma das bolsas de estudos, não é possível ter zerado a prova dissertativa-argumentativa (redação) e nem participado na condição de treineiro (sem ter concluído o Ensino Médio).

Os candidatos podem concorrer a uma bolsa de estudo de 50% (destinadas para as pessoas que tenham uma renda familiar per capita de até 3 salários mínimos) ou 100% (designadas somente os jovens que tenham renda familiar per capita de até 1 salário mínimo) do ProUni.

Para isso, é necessário atender a um dos requisitos: Ter sido estudante de escola pública durante todo o ensino médio; Ter estudado em escola particular como bolsa integral; Ser estudante portador de deficiência; Professores atuantes da profissão podem concorrer a vagas em cursos de licenciatura.O MEC ainda não divulgou a data de início das inscrições d

o PROUNI 2022. Porém, considerando as edições passadas, é esperado que as inscrições iniciem no mês de fevereiro, assim como a consulta de bolsas. Veja abaixo os cursos mais concorridos e a nota de corte:

Administração: entre 610 e 680 pontos;
Agronomia: entre 540 e 650 pontos;
Arquitetura e Urbanismo: entre 610 e 730 pontos;
Artes Visuais: entre 455 e 695 pontos;
Biomedicina: entre 640 e 715 pontos;
Biblioteconomia: entre 454,54 e 585,44 pontos;
Ciências Biológicas: entre 625 e 730 pontos;
Ciências Contábeis: entre 460 e 640 pontos;
Ciências Econômicas: entre 680 e 730 pontos;
Comércio Exterior: entre 450 e 705 pontos.

As inscrições são realizadas pelo site do Prouni e os candidatos podem mudar a escolha do curso durante todo o processo de inscrição. Sendo assim, aumenta as chances de conseguir uma bolsa de estudos no final do processo.

SISU 2022
O SiSU (Sistema de Seleção Unificada) é uma das possibilidades de ingressar no ensino superior. O sistema criado pelo MEC reúne as vagas oferecidas pelas instituições públicas. A seleção dos candidatos acontece por meio da nota obtida no Enem.

Sendo assim, os estudantes que desejam concorrer a uma vaga no SISU precisam ter prestado a última edição do Enem, terem obtido uma pontuação mínima de aprovação e não terem zerado a prova de redação.

O MEC planeja divulgar o cronograma do SISU 2022 em breve. As inscrições para o processo seletivo estão previstas para acontecer após a divulgação do resultado do Enem, que deve acontecer ainda este mês.

Segundo informações do Ministério da Educação, as notas de corte mais altas do SiSU podem variar entre 650 até 901,5, dependendo da instituição e localidade. Entre as opções mais concorridas estão:

Medicina
Administração
Direito
Odontologia
Engenharia Civil
Biomedicina
Medicina Veterinária
Enfermagem
Psicologia
Fisioterapia

 

 

Fonte: FDR

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!