Susam capacita servidores para nova pactuação da Saúde que não é revisada há 14 anos

Foto: DIVULGAÇÃO/SUSAM
Compartilhe

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realiza entre terça-feira (16/07) e quarta-feira (17/07), no auditório Senador João Bosco, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), a Oficina de Programação Assistencial para servidores das secretarias municipais de saúde da capital e interior. A oficina, que segue até amanhã (17/07), trata sobre o registro das ações e dos serviços de saúde com vistas à nova Programação Pactuada Integrada (PPI) que será construída  entre estado e municípios.
Segundo o secretário de Atenção Especializada do Interior, Cássio Roberto Espírito Santo, a PPI, que implica na distribuição dos recursos do Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC), não é atualizada no Amazonas há 14 anos, por isso, é  necessário qualificar os serviços de saúde executados nos municípios e inseri-los  no sistema de informação.
“Hoje, o Amazonas é o Estado que tem o pior per capita do Teto MAC. Nós temos municípios que têm glosas de alguns procedimentos, mesmo possuindo o equipamento e realizando pois, na PPI que foi desenhada em 2005, não constava que faria”, afirmou Cássio Roberto.
Para o secretário, a PPI é prioridade da nova gestão, visto o número elevado de glosas das unidades do Estado de maneira geral. “Então existem essas glosas que a gente precisa considerar, existe a nova estruturação e futuramente queremos estruturar os polos, as regionais de saúde. para que melhore a atenção de saúde da população”, ressaltou.
O secretário do interior, da Susam, diz que a secretaria retomou o planejamento de suas ações o que não vinha acontecendo nos últimos anos. “Nós estamos reunidos para voltarmos a programar as coisas dentro da Susam. A gente precisa retomar esse planejamento e fomentar isso para as secretarias municipais, a fim de que possamos efetivar a melhoria da política de saúde”, disse.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais