Manaus, 7 de dezembro de 2021
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

TCU amplia investigação de garimpo ilegal em terras indígenas

Mais de 300 balsas de garimpeiros invadiram o Rio Madeira - © Bruno Kelly/Greenpeace
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

O TCU (Tribunal de Contas da União) ampliou a investigação que está fazendo a respeito da exploração de mineração em terras indígenas. Também vai fiscalizar a segurança alimentar dos povos e como órgãos federais estão atuando para manter a qualidade de vida dos indígenas.

A ampliação da investigação do TCU acontece depois de a imprensa noticiar a chegada de barcaças ilegais (embarcações próprias para o transporte de cargas) no rio Madeira (AM) para extração de ouro, e de a Funai proibir a Fiocruz de levar assistência médica aos povos Yanomami em meio a um surto de malária.

Segundo o autor do pedido de fiscalização, Vital do Rêgo, as últimas notícias sobre os indígenas estão provocando profunda preocupação em relação ao “aumento cada vez maior da vulnerabilidade dos povos indígenas” em relação aos direitos culturais, ambientais e a saúde “principalmente no contexto do avanço do garimpo”.

Há 2 dias, as embarcações chegam ao rio Madeira entre as cidades de Autazes e Nova Olinda do Norte. Os garimpeiros usam mangueiras para extrair tudo o que há no fundo do rio. O conteúdo é filtrado para selecionar as pepitas de ouro e, em seguida, os dejetos são devolvidos.

Para ampliar a investigação, o TCU também considerou a informação de que 8 em cada 10 crianças menores de 5 anos têm desnutrição crônica em terras Yanomami.

Poder360

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!