Temporada de manejo do pirarucu é aberta na RDS Uacari

FOTOS: Diego Peres/Secom
Compartilhe

Está aberta a temporada de manejo do pirarucu na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uacari – uma das 42 Unidades de Conservação (UC) gerenciadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) –, situada no município de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus).

A abertura foi oficializada no fim da tarde de quinta-feira (16/09), na comunidade Xibauazinho, onde aproximadamente 15 famílias obtêm renda a partir da atividade de conservação e manejo da espécie.

“Essa é uma atividade que já acontece há dez anos, que teve como pioneirismo a RDS Mamirauá, onde essa atividade estimulou a conservação de uma espécie que já estava em extinção. A gente está aqui diante de um símbolo, de que é possível conservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, gerar renda para as comunidades”, disse o secretário titular da Sema, Eduardo Taveira.

A atividade garante geração de renda para a família do Francisco Medeiros, conhecido como “Seu Preto”. Ele é um dos líderes comunitários do Xibauazinho, onde o manejo do pirarucu passou a ser realidade em 2011, fruto de um trabalho de conservação que começou em 2007.

“Esse é o momento mais esperado do ano para a gente. Agora está acontecendo a pesca da cota que a gente tem pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), mas esse é um trabalho anual, que começa com a o monitoramento, contagem de peixes e a organização, que envolve toda a comunidade”, destacou.

Na despesca deste ano, os pescadores do Xibauazinho têm uma cota de pesca – quantidade máxima permitida para o manejo – de 230 peixes. Em toda a RDS Uacari, a despesca será de 646 pirarucus, envolvendo 16 outras comunidades e 134 famílias. A estimativa de renda total na reserva é de R$ 290 mil.

“Temos o privilégio de morar dentro de uma Unidade de Conservação, porque antes dela, o que era de qualquer um, feito de qualquer jeito, passou a ser cuidado e passou a ser nosso. Hoje a gente trabalha no coletivo, e parceiros, como a Sema, nos fortalecem”, finalizou Medeiros.

Gabinete Itinerante – A abertura do manejo do pirarucu na RDS Uacari faz parte das ações do Gabinete Itinerante Ambiental (Giam). O projeto foi criado em março deste ano e já contemplou os municípios de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) e Novo Airão (a 115 quilômetros da capital).

Em Carauari, a ação se encerra neste sábado (18/09), com uma série de reuniões junto à representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), além de membros da associação local de catadores, da colônia de pescadores Z-25, da Associação dos Moradores Agroextrativistas da RDS Uacari e outras entidades

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais