Tensões entre Rússia e Ucrânia sobem; França e Alemanha pedem “desescalada imediata”

© Anatolii STEPANOV AFP
Compartilhe

Alemanha e França, mediadoras nas tensões entre Rússia e Ucrânia, fizeram um apelo “à moderação” e à “desescalada imediata” entre os dois países neste sábado (3) e disseram estar “preocupados com o número crescente de violações do cessar-fogo” nas últimas semanas. Berlim e Paris salientam que acompanham “com uma grande vigilância a situação, em particular os movimentos de forças russas”.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Em um comunicado conjunto, os diplomatas dos dois países reafirmaram “apoio à soberania e à integridade territorial da Ucrânia” e frisaram que a “situação no leste da Ucrânia estava estabilizada desde julho de 2020”.

Nos últimos dias, autoridades ucranianas e americanas manifestaram preocupação com a mobilização de milhares de soldados e de material russo em direção a diversos pontos da fronteira com a Ucrânia. O presidente americano, Joe Biden, prometeu a Kiev apoio “inabalável” frente à “agressão da Rússia”, considerada um parceiro militar dos separatistas, o que Moscou nega. O exército russo também anunciou nesta sexta-feira manobras militares destinadas a simular uma defesa a um ataque com drones em uma região próxima à Ucrânia.

Mortes por atiradores de elite

Após a trégua do segundo semestre de 2020, o conflito no leste da Ucrânia registrou desde janeiro vários confrontos armados que causaram a morte de 21 soldados ucranianos. O correspondente da RFI em Kiev, Stéphane Siohan, indica que a última uma morte ocorreu neste sábado (3), na linha de frente.

Indicativo da alta das animosidades, a grande maioria foi morta com disparos de atiradores de elite. Além disso, até o momento, outros 57 militares ficaram feridos desde o início do ano. Os dois lados se acusam mutuamente pela escalada.

O acesso da imprensa internacional é proibido na região de Dombas, palco do confronto que opõe separatistas ucranianos de origem russa, com o apoio de Moscou, ao governo da Ucrânia.

A guerra no leste da Ucrânia eclodiu em 2014, quando a Rússia anexou a Crimeia. Segundo a ONU, o conflito custou mais de 13.000 vidas. Apesar dos acordos de paz assinados em 2015 em Minsk e de várias reuniões entre os dirigentes russo e ucraniano, apadrinhadas por Alemanha e França, o conflito está estagnado.

Putin testa Biden?

Mobilizações inéditas nas últimas semanas foram registradas nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, inteiramente controladas pelo Exército russo. Mas o Kremlin acusa Kiev e a Otan de quererem relançar a guerra. Analistas observam que o presidente russo, Vladimir Putin, pode estar buscando testar a capacidade de reação do novo presidente americano.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Durante todo o fim de semana, a imprensa russa relatou informações não verificadas, como a de que um drone ucraniano teria matado uma criança em Donetsk e a sede de um partido pró-russo em Odessa foi atacada.

“Serei muito claro: não quero relançar a guerra. Nós não queremos uma escalada e somos fundamentalmente favoráveis a uma solução política e diplomática para esse conflito”, disse o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba. “Nós abrimos fogo apenas se há uma ameaça aos nossos militares em campo e se eles são atacados. Nós estávamos satisfeitos do cessar-fogo, que funcionou até dezembro. Mas algo mudou em Moscou”, ressaltou, avaliando que o conflito vive a situação mais grave desde o fim de 2018.

RFI

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais