Treinamento para primeiro simulado do Programa Educa+Manaus é realizado

Treinamento para primeiro simulado do Programa Educa+Manaus é realizado
Foto: Mário Oliveira / Semed
Compartilhe

Aproximadamente 600 profissionais da Rede Municipal de Ensino vão aplicar o primeiro simulado do Programa Educa+Manaus, nesta sexta-feira (10/03) em todas as unidades envolvidas na ação.

Para isso, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na tarde desta terça-feira (07/02) o treinamento do certame no auditório da Semed.

O Educa+Manaus começou no primeiro dia de aula (06/02) e abrange 336 escolas da rede municipal. Todo esse planejamento da Semed vai preparar 40 mil estudantes, das turmas de 5º e 9º ano, para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão realizadas entre 25/10 e 3/11 deste ano.

A metodologia se alinha à meta estratégica 5 do Plano Nacional de Educação, que visa alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental.

“Esse programa já deu certo. E gente, multipliquem essas informações, as nossas ações, e vamos nos envolver nesse relacionamento, pois estamos num relacionamento com a educação para mudarmos para melhor a educação de Manaus. Parabéns para todo mundo que está entregue nesse projeto e vamos para cima”, falou a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, durante o treinamento.

Sobre o treinamento, o chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), Leandro Anjos, ressaltou que a ideia é passar informações para subsidiar o trabalho dos aplicadores, no dia do primeiro simulado do Educa+Manaus.

“Hoje, é o treinamento dos nossos aplicadores, são assessores que trabalham nas três subsecretarias da Semed. Eles aprenderam sobre o preenchimento do cartão, da organização da turma, da acolhida dos estudantes, do tempo de prova, do tempo de recolhimento e entrega ao gestor da escola, enfim, são informações importantes e primordiais para aplicação do simulado”, explicou Anjos.

O Educa+Mais tem inicialmente duas ações: sequência didática e sexto tempo, que inicia nesta quarta-feira; e já nesta sexta-feira tem o simulado, a terceira ação do programa. Depois do certame, a ideia é mensurar a proficiência dos alunos, ou seja, o aprendizado dos alunos de 5º e 9º ano da rede municipal de ensino, segundo o chefe da DAM.

“Então, qual é o objetivo do simulado? Verificar o nível de proficiência desse estudante na sequência didática. Então, uma vez que eu tenha o resultado do simulado eu vou conseguir ir para uma próxima Educa+. Queremos dividir a turma em duas turmas para 6º tempo, que é uma turma para aprofundar conhecimento e outra para reforçar esse conhecimento. Ou seja, o estudante pode estar dividido em duas fases. Aqueles alunos que tiverem um bom desempenho irão para uma turma para aprofundar esse conhecimento e aqueles com conhecimento abaixo do esperado estarão numa turma reforço para nivelar esses estudantes, após toda essa aplicação e toda a tabulação de dados dos simulados”, frisou Leandro.

Uma das aplicadoras do simulado será a assessora pedagógica da Divisão Leste 1, Marisol Moura. Segundo ela, as informações repassadas serão fundamentais para saber como agir no dia do simulado.

“Precisamos ter essas informações para que a gente faça uma aplicação correta com os alunos. Precisamos saber como ajudar alunos com deficiência, por exemplo, então há muitos detalhes que nós aplicadores precisamos estar a pá para saber o que fazer no dia 10 de março”, disse Marisol.

No total, durante o ano letivo, são 12 provas, sendo nove simulados do Educa+Manaus, duas Avaliações de Desempenho do Estudante (ADE) e uma avaliação de diagnóstico Pró-Saeb.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais