Tribunal de Justiça do AM se manifesta sobre esquema de desvio de 1,2 milhão na emissão de alvarás

Foto: Divulgação/TJAM
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Amazonas se manifestou neste sábado sobre as fraudes descobertas que resultaram em desvios milionários da corte. O esquema que pode ter desviado mais de R$ 1,2 milhão foi descoberto durante a Operação Nababo na última quinta-feira (02/09). O Ministério público afirma que um grupo fraudava  a emissão de alvarás para sacar valores de contas vinculadas a processos judiciais arquivados.

O grupo criminoso se valia do recurso de  “sigilo nos processos” para dificultar ocultar os desvio em seis comarcas do Amazonas. A investigação apontou indícios da participação de um servidor terceirizado do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Em nota, divulgada neste sábado e assinada pelo presidente da TJAM, Desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira,  a corte se diz a maior interessada na elucidação dos fatos. “O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, …vem adotando…Todos as providências necessárias para a apuração das irregularidades e a devida responsabilização dos envolvidos quanto aos atos criminosos resultantes da movimentação fraudulenta e indevida de alvarás judiciais por indivíduo não autorizado” diz um trecho da nota.

Ainda segundo o TJAM, no âmbito judicial criminal, os investigados tiveram prisões temporárias decretadas, de acordo com os limites legais de atuação e a necessária busca de ressarcimento ao erário e a punição aos agentes responsáveis pelos delitos perpetrados.

Leia a nota na íntegra :

Nota TJAM

Na última quinta , durante a Operação Nababo, nome que refere a ostentação que os membros da quadrilha tinham nas Redes Sociais, a Polícia Civil do Amazonas prendeu em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), quatro suspeitos que segundo o Ministério Público do Amazonas,  eram comandados por um servidor terceirizado do órgão.

No mesmo dia, a polícia cumpriu outros seis mandados de prisão temporária, busca e apreensão e sequestro de bens.

Os suspeitos devem responder por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais