A Prefeitura de Manaus avança na conclusão da atualização do banco de 1.656 unidades históricas, dez praças e 11 armazéns de porto originalmente listados no Decreto 7.176/2004.
A Gerência de Patrimônio Histórico (GPH), do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), realizou até o momento 1.154 vistorias, incluindo 292 unidades de 1º grau; 854 unidades de 2º grau e oito praças históricas.
Faltam vistorias em 634 unidades, contando com os itens de exclusão ou inclusão da listagem. Após a visita em campo, os técnicos farão a revisão de 1.808 fichas técnicas das edificações de interesse histórico.
De acorodo com a Prefeitura, as vistorias servem para subsidiar desde a análise dos pedidos de licenciamento, como também identificar eventuais desconformidades e constatar uma recomposição de fachada, situação de abandono ou de uma situação específica que necessite de verificação in loco.
Nas vistorias, os dados e imagens das unidades de interesse de preservação servem para abastecer o banco de dados no Implurb, no sistema ArcGis. O trabalho está na fase de edição final das fichas técnicas da lista para futura publicação no Diário Oficial de Manaus.
Conforme dados da Prefeitura, desde 2004, a listagem das edificações de interesse de preservação não passava por uma revisão minuciosa. Durante todo esse período, decretos tiraram alguns imóveis da lista, ocorreram reformas ou até mesmo total abandono e ruínas de alguns bens. Algumas unidades desapareceram e outras foram reestruturadas e não faz mais sentido estarem na lista. A atualização com georreferenciamento e mapas geográficos modernos vai permitir uma melhor leitura e compreensão do Centro antigo edificado.