Universidades federais lutam pela vida durante a pandemia da covid-19

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Compartilhe

O Centro de Estudos SoU_Ciência, e Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lançaram nesta terça-feira (29/06), durante coletiva de imprensa, o PAINEL “ATUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E DA CIÊNCIA NA DEFESA DA VIDA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19”. Participaram da apresentação,  o presidente da Andifes, Marcus Vinicius David; a coordenadora do SoU_Ciência, Soraya Smaili; e o professor da Unifesp e pesquisador integrante da equipe técnica do centro de estudos, Pedro Arantes.

De acordo com presidente da Andifes, as pesquisas realizadas pelo SoU_Ciência têm sido fundamentais para mostrar à sociedade o trabalho ativo das universidades públicas, mesmo com tantos cortes de verbas nos últimos anos. “Só tenho a agradecer à equipe do centro SoU_Ciência por buscar dar visibilidade ao trabalho das nossas universidades que, muitas vezes, só é conhecido internamente”, comentou.

Soraya Smaili, coordenadora do SoU_Ciência, explicou aos mais de 30 jornalistas presentes à coletiva de imprensa, que o objetivo dos pesquisadores do centro não é apenas divulgar as ações das universidades. “É importante que todos conheçam nossas pesquisas, nosso trabalho, mas a sociedade também precisa saber como utilizamos os recursos destinados às universidades e a importância do que estamos fazendo para o presente e o futuro deste país”, comentou.

Integrante da equipe técnica do painel, o professor Pedro Arantes ressaltou que os dados das pesquisas apresentadas hoje pelo SoU_Ciência, mostram como universidades públicas, institutos de pesquisa e tecnológicos, pesquisadores(as), estudantes, técnicos(as)-TAE, professores(as) e cientistas brasileiros(as) trabalharam (e ainda trabalham) na defesa da vida enfrentamento da pandemia da Covid-19”,

“O painel apresenta ações e pesquisas na área da saúde e no atendimento da população numa perspectiva ampliada de garantia do direito à vida, englobando ações na linha de frente em saúde e pesquisas relacionadas à prevenção, tratamento e controle da pandemia, ações nas áreas de direitos humanos, combate à fome, redução de vulnerabilidades sociais e apoio à educação básica, além de informações acerca da produção bibliográfica no tema e estudos de casos sobre atuações regionais, centros e temas emergentes e contribuições mais notáveis”, explicou.

Arantes explicou ainda que os dados foram organizados em 5 eixos de atuação (Organização para atuar no contexto Pandemia; Atenção à Saúde, Extensão e Solidariedade; Pesquisa, Tecnologia e Inovação; e Ações em Comunicação), e subdivididos em subcategorias de ações realizadas pelas universidades federais no enfrentamento à pandemia.

“Este painel apresenta a descrição sucinta de mais de 1.000 ações desenvolvidas pelas universidades públicas nesta pandemia. São mais de 500 municípios que tiveram ações desenvolvidas pelas universidades federais. Tenho certeza que mostrará à população a importância de nossas universidades não apenas no contexto desta pandemia, mas também para a restruturação deste país”, ressaltou.

Também foram apresentados três estudos de caso: “Universidades atuaram também no combate à fome e pela segurança alimentar”; “Apoio e comunicação chegaram às populações mais vulneráveis” e “Telessaúde foi ampliada e aprimorada pelas universidades”. Outros serão inseridos no painel até o final deste ano.

Durante o debate várias perguntas foram feitas a respeito do quanto mais poderia ser feito se as universidades não tivessem tido os cortes e vários exemplos foram apresentados, incluindo o avanço nas vacinas, nos tratamentos para covid e mesmo em ações de políticas públicas e atenção à população.

Ao lançar publicamente esse painel neste primeiro semestre de 2022, o SoU_Ciência visa contribuir com a defesa da ciência e das universidades e institutos de pesquisas, e aportar subsídios a agendas e programas de governo em debate neste ano de eleições presidenciais.  Todo o levantamento desta pesquisa está à disposição da sociedade no site do SoU_Ciência.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais