Universitários apresentam projetos para solucionar problemas do cotidiano

Projeto voltado para deficientes visuais foi o vencedor da primeira edição do bootcamp de inovação tecnológica Foto: divulgação
Compartilhe

O projeto de um sensor braile para facilitar a adaptação de deficientes visuais aos locais de trabalho foi o vencedor da primeira edição do bootcamp de inovação tecnológica, promovido na semana passada pela incubadora de empresas e startups BioTech, da Universidade Nilton Lins, em parceria com a Ocean Center (Samsung Brasil) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Desenvolvido por alunas do curso de Administração da Nilton Lins, a proposta é um dos nove projetos apresentados pelos 60 acadêmicos da instituição que participaram da atividade voltada para o desenvolvimento de habilidades e potencialidades dos participantes visando a criação de projetos inovadores para solucionar problemas do cotidiano da sociedade.

Em segundo lugar, a bancada de professores e profissionais de diversas áreas, escolheu o projeto de um aplicativo/rede social criado por alunos do curso de Nutrição no qual as pessoas poderiam compartilhar demandas e problemas de sua cidade diretamente com os órgãos públicos e a partir daí, receber respostas

E em terceiro, o escolhido foi o aplicativo ‘EletroUse’, criado por estudantes de Economia e Administração, que tem como objetivo promover a economia sustentável com a coleta de produtos e materiais eletroeletrônicos.

Evento reuniu alunos dde diversas universidades Foto: divulgação NL

Os três primeiros colocados já estão participando de oficinas e workshops promovidos pela BioTech e os alunos autores dos demais projetos também foram convidados a participar das atividades desenvolvidas na incubadora visando o aperfeiçoamento de suas propostas.

“Com apoio da Universidade e do Ocean Center tivemos resultados surpreendentes e plenamente satisfatórios em três dias de atividades, no qual a tecnologia e a sustentabilidade foram aplicadas para apontar soluções para problemas cotidianos e, ao mesmo tempo, com plena viabilidade econômica para terem êxito”, destacou o coordenador da BioTech e professor da Nilton Lins, Carlos Filipe Guimarães.

Para a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da instituição, profa. Dra. Cleuciliz Santana, promover eventos como bootcamps e hackatons oportuniza aos alunos e docentes envolvidos apresentar propostas de soluções para problemas do mundo real.

“As pesquisas aplicadas já são uma realidade na área de Aquicultura da Nilton Lins e agora estão sendo ampliadas para outras importantes áreas, como nutrição, economia e negócios, com total apoio da reitora Giselle Lins Maranhão e do mantenedor Nilton Costa Lins Júnior, que incentivam a inovação tecnológica em todas as unidades acadêmicas da Universidade”.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais