Manaus, 7 de julho de 2020
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Usuários do TikTok e fãs de K-pop dizem que ajudaram a sabotar comício de Trump com registros falsos

Anel superior de arena ficou vazia após campanha de fãs do K-pop e usuários do Tik Tok Foto: NICHOLAS KAMM / AFP
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Fãs de K-pop e usuários da rede social TikTok teriam sabotado o comício realizado pelo presidente americano Donald Trump, ontem, em Tulsa, Oklahoma (EUA), conforme informou o jornal “The New York Times”.

Brad Parscale, chefe da campanha para a reeleição de Trump, postou no Twitter no início da semana que a organização havia recebido “mais de um milhão de pedidos de ingressos”. Repórteres que compareceram ao evento, no entanto, observaram que a participação foi bem menor do que o esperado.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Trump e o vice-presidente Mike Pence, então, cancelaram discursos do lado de fora do comício, para uma multidão que não se concretizou.

Isso teria ocorrido porque fãs de grupos de música pop coreana, o chamado K-pop, e usuários do TikTok, popular aplicativo de compartilhamento de vídeos, alegaram ter registrado centenas de milhares de ingressos para o comício da campanha de Trump como uma brincadeira.

Depois que a conta oficial da campanha de Trump, o @TeamTrump, postou um tuíte pedindo aos apoiadores que se registrassem gratuitamente usando números de telefones em 11 de junho, fãs e usuários do Tik Tok se mobilizaram: eles começaram a compartilhar as informações com os seguidores, incentivando para que se inscrevessem no comício —mas sem a intenção de comparecer. Após o episódio, boa parte dos vídeos da “campanha paralela” foi deletada.

“A campanha se espalhou principalmente pelo Alt TikTok. O Twitter do K-pop e o Alt TikTok têm uma boa aliança, onde espalham informações entre si muito rapidamente. Todos eles conhecem os algoritmos e como podem impulsionar os vídeos para chegar onde querem”, explicou o youtuber Elijah Daniel, 26 anos, que participou da campanha na mídia social, em entrevista ao “The New York Times”.

Fracasso de público

Um porta-voz do Departamento de Bombeiros de Tulsa disse à Reuters que a contagem do público ficou em 6.200 pessoas.

A campanha de Trump via o comício como uma maneira de revigorar sua base e demonstrar apoio, em um momento no qual as pesquisas de opinião o mostram atrás do rival democrata, o ex-vice-presidente Joe Biden.

Oklahoma relatou um crescimento de casos de novo coronavírus nos últimos dias, e o departamento sanitário do Estado alertou os que pretendiam comparecer ao evento que eles corriam risco maior de pegar o vírus.

A campanha de Trump disse que a entrada era por “ordem de chegada” e que ninguém recebeu um ingresso de verdade.

“Os esquerdistas sempre se iludem que estão sendo espertos. O registro ao comício significa apenas que você confirmou presença com um número de celular”, disse o porta-voz da campanha de Trump, Tim Murtaugh, em um comunicado. “Mas nós os agradecemos pelas informações de contato.”

Parscale disse em um comunicado que retira números falsos de telefone e que o fizeram com “dezenas de milhares” no evento de Tulsa, ao calcular a potencial presença.

A deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez respondeu com escárnio uma publicação no Twitter de Parscale que culpou a imprensa por desencorajar o público e citou o comportamento ruim de manifestantes no lado de fora.

“Na verdade, vocês foram simplesmente derrubados por adolescentes no TikTok que inundaram a campanha de Trump com reservas falsas de ingressos e os enganaram a acreditar que um milhão de pessoas queria seu discurso supremacista branco o suficiente para encher uma arena durante a pandemia”, escreveu, no sábado. “Aliados do K-pop, nós vemos e agradecemos sua contribuição na luta por Justiça também”, acrescentou.

A CNN informou na terça-feira que um vídeo publicado por Mary Jo Laupp, com o jogo da velha #TikTokGrandma, estava ajudando a liderar o movimento. O vídeo agora tem mais de 700 mil curtidas.

Fãs de K-pop têm atuado em torno do movimento Black Lives Matter (Vidas negras importam) nas redes sociais nas últimas semanas, sequestrando hashtags que se opõem ao movimento e inundando o aplicativo do departamento de polícia de Dallas que pedia evidências de atividades ilegais durante os protestos.

Na noite de sábado, houve alguma competição de gritos e tumultos no lado de fora do evento entre cerca de 30 manifestantes do Black Lives Matter e alguns apoiadores de Trump esperando para entrar.

Um repórter da Reuters disse que, embora a polícia tenha temporariamente fechado o acesso aos portões depois que os manifestantes chegaram ao perímetro do comício, tropas estaduais ajudaram a desobstruir a área, e os portões foram reabertos por volta de três horas antes de o comício começar.

Campanha de Trump rejeita

A campanha de Donald Trump negou que ativistas adolescentes teriam sabotado o comício do presidente americano, em Oklahoma. “Os esquerdistas e os trolls online fazem comemoração da vitória, achando que de alguma forma afetaram o comparecimento ao comício. Não sabem do que estão falando ou como nossos comícios funcionam”, disse Brad Parscale, em fala reproduzida pela FOX News.

“Repórteres que escreveram alegremente sobre TikTok e fãs do K-pop sem entrar em contato com a campanha para comentar se comportaram de maneira não profissional e estavam dispostos a espalhar a farsa”, completou.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Playlist - Manchetes da Rosa

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!