Vacinação contra a Covid-19 é liberada para todas as grávidas e puérperas

Foto: Divulgação
Compartilhe

A partir desta quarta-feira, 12/5, todas as grávidas e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), mesmo sem comorbidades, poderão tomar a vacina da Pfizer/Biontech contra a Covid-19 no ponto de vacinação da Prefeitura de Manaus, localizado no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na rua Gandu, 119, Cidade Nova, zona Norte. A decisão de abrir a vacinação para esse público considerou a previsão de chegada de novas remessas desse imunizante e a demanda reduzida no posto exclusivo. Com isso, a prefeitura segue avançando nos grupos mais vulneráveis, que têm a indicação para receber a vacina.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

“Desde o início da campanha, no dia 19 de janeiro, as equipes da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) estão mobilizadas para assegurar que a vacina chegue a quem deve ser imunizado primeiro. Já aplicamos, até hoje, 537.693 doses. Até o próximo sábado devemos concluir o grupo de 18 a 59 anos com comorbidades e começar a vacinar as pessoas com deficiência permanente. Chegando mais vacinas, seguiremos para outros públicos”, informou o prefeito de Manaus, David Almeida.

A partir da abertura para todas as grávidas e puérperas, o agendamento via plataforma Imuniza Manaus, não será mais obrigatório, bastando a apresentação de documento de identificação com foto e CPF, a caderneta de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico que ateste a gravidez. No caso das puérperas é preciso levar a declaração de nascimento ou certidão de nascimento da criança.

“No caso desse público, o atendimento será feito independentemente de agendamento pelo site. O ideal é que o cadastro seja feito como forma de agilizar o atendimento no posto, mas não será exigência. Nossa orientação é para que, quando forem ao ponto de vacinação, elas observem os protocolos de segurança, com o uso de máscara, de álcool em gel para a higienização das mãos e que mantenham o distanciamento”, orienta a secretária da Semsa, Shádia Fraxe.

A estimativa é de que, em Manaus, existam, no momento, 28.454 gestantes e 4.677 puérperas. Até as 15h desta terça-feira, já haviam sido vacinadas 217 gestantes e 73 puérperas.

A vacinação das grávidas e puérperas é feita em ponto único em razão das especificidades do imunizante. Às segundas-feiras, o horário de vacinação é das 13h às 16h, pela necessidade de descongelamento do imunizante para uso, porque o prazo de utilização é de até cinco dias após esse processo. De terça-feira a sábado, o atendimento será dentro do horário estabelecido para a campanha de imunização contra a Covid-19, para todos os pontos de vacinação: das 9h às 16h.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais