Valorização da paternidade será trabalhada em ações de saúde

Foto: Pixabay
Compartilhe

Atividades voltadas à promoção da saúde das usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco no pré-natal do parceiro, serão algumas das ações voltadas à valorização da paternidade, durante o mês de agosto. Para o alcance dos objetivos, serão realizadas consultas e orientações sobre a importância da participação do pai/parceiro em todo o processo da gravidez e no pós-parto (puerpério) da esposa e/ou companheira. As ações serão promovidas pela Prefeitura de Manaus, por meio do Núcleo de Saúde do Homem, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa),
Com base nas ações preconizadas pela Coordenação Nacional de Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, a presença do pai/parceiro nos períodos de pré-parto, parto e pós-parto, é considerada muito importante, pois proporciona vantagens ao homem, à mulher e à criança. Trabalhos científicos comprovam que o envolvimento dos pais no cuidado com os filhos contribui positivamente no desenvolvimento das crianças, as quais terão condições de apresentar maior desenvolvimento cognitivo, melhor desempenho escolar e menos taxa de delinquência.
“O Núcleo de Saúde do Homem da Semsa estará trabalhando em parceria com a Saúde da Criança no Festival da Semana do Bebê Manauara 2019 durante todo o mês de agosto. A participação dos profissionais de saúde nas Rodas de Conversas nas creches e Cemeis, irão contribuir, com certeza, para o fortalecimento do vínculo familiar e, até mesmo na redução da violência doméstica”, afirma o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.
 
Atividades
Segundo o Ministério da Saúde, o tema deste ano “Maternidade também é lugar para o pai”, apresenta o slogan: Seja pai, esteja presente e participe! Com forte apelo à participação do homem, o tema pretende estimular o envolvimento do pai na vida de suas esposas/companheiras em todo o período de gestação e desenvolvimento do bebê.
As atividades a serem desenvolvidas, do ponto de vista do conteúdo, irão abordar a promoção do autocuidado pelo homem; a prevenção de doenças, ao realizar as consultas de pré-natal do parceiro; a realização de testes rápido para HIV, sífilis, hepatites, dentre outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e tratamento, se necessário, diminuindo a internação de recém-nascidos com doenças transmitidas de forma vertical; estimular a confiança do pai/parceiro e a mãe, diminuindo seus medos e angústias relativos ao parto e nascimento; esclarecimentos quanto aos direitos e deveres do pai/parceiro relacionados ao exercício da paternidade ativa; incentivar o compartilhamento do cuidado com o recém-nascido entre o pai/parceiro e a mãe; promover vínculos afetivos saudáveis e qualidade de vida para todos da família.
“O homem precisa ser acolhido e estimulado a participar desde o descobrimento da gravidez, para que possa contribuir na gestação mais saudável de sua esposa/companheira. Eles podem se preparar para oferecer o apoio físico e emocional que as suas parceiras precisam durante todo o pré-natal, pré-parto, parto, pós-parto e no desenvolvimento da criança”, observou Maria Eliny Rocha, chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa.
 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais