Vaticano sanciona outros dois bispos poloneses por encobrirem abuso sexual

Cúpula da igreja aponta "negligência" na postura dos bispos diante de casos de violência. Foto: Getty Images
Compartilhe

O Vaticano sancionou dois outros bispos poloneses por terem encoberto casos de agressões sexuais a menores perpetradas por membros de seu clero, anunciou o episcopado polonês nesta sexta-feira (25).

Se trata do bispo decano de Zielona Gora e Gorzow (sudoeste), monsenhor Stefan Regmunt, e o bispo emérito de Kalisz (centro), monsenhor Stanislaw Napierala, segundo duas declarações publicadas pelo serviço de imprensa da conferência episcopal polonesa.

Ambos os textos mencionam “negligência” no tratamento dos casos de “agressões a menores perpetradas por padres” nas duas respectivas dioceses.

Os dois religiosos não poderão realizar celebrações públicas e deverão participar financeiramente de uma fundação para a proteção de menores na comunidade católica.

É um novo episódio em uma longa série de acusações de abuso sexual contra a influente Igreja católica polonesa.

Em maio, dois outros bispos foram sancionados pelo Vaticano pelos mesmos motivos. E em março, uma ação judicial foi movida no gabinete do promotor polonês contra o cardeal Stanislaw Dziwisz, muito próximo de João Paulo II, e três outros bispos por encobrirem casos de pedofilia dentro da Igreja.

Na próxima segunda-feira, a Igreja Católica polonesa deve publicar uma série de dados estatísticos sobre o abuso sexual de menores em sua comunidade.

Todos os bispos poloneses foram convocados ao Vaticano neste outono para uma visita urgente, que poderia tratar precisamente desses casos, segundo a imprensa local.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais