A combinação de talentos, gerações, ousadia artística e vigor criativo promete revestir de encanto a 21ª edição do “Baile do Menino Deus: Uma Brincadeira de Natal”, o maior espetáculo natalino do país baseado na cultura brasileira, foi declarado, em 2024, Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.
A apresentação será realizada nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h, no Marco Zero do Recife. O Baile é constituído a partir dos elementos da cultura brasileira e sem os estrangeirismos habituais das narrativas importadas sobre o nascimento do Menino Deus.
Na encenação nacional, renas, trenós, neve, pinheiros, papai Noel dão lugar a maracatus, pastoris, cavalo-marinho, caboclinho, frevo e personagens representativos da alma brasileira a partir da miscigenação cultural entre os povos indígena, negro e ibérico.
A encenação é vista anualmente por mais de 70 mil pessoas e será exibida pelo YouTube, no dia 25 de dezembro, às 20h.
A edição de 2024 conta, no elenco, com Lia de Itamaracá, a Rainha da Ciranda, já citada pelo “The New York Times” como “diva da música negra”. A encenação também recepciona o encontro de dois dos principais e mais populares maestros do frevo em atividade: Spok e Forró. Ambos já foram homenageados do carnaval do Recife (Spok conduz há 20 anos o tradicional arrastão do encerramento da folia da cidade) e colecionam apresentações com artistas renomados do Brasil e do mundo.
INFORMAÇÕES
Baile do Menino Deus: Uma Brincadeira de Natal
De 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h
Na Praça do Marco Zero do Recife (Recife Antigo, Recife)
Acesso gratuito | Classificação: Livre
Duração: 80 minutos
Acessibilidade: Espaço reservado para pessoas com cadeira de rodas, Audiodescrição e
Intérprete em Libras
Transmissão ao vivo no dia 25 de dezembro, às 20h, pelo canal do YouTube do espetáculo
https://www.youtube.com/bailedomeninodeus