Exposição itinerante de Bonecas Cirandeiras de Manacapuru preserva a cultura e a identidade da região Amazônica

A exposição de 30 bonecas representa uma parte importante da cultura local e preserva a identidade da nossa rica região Amazônica. FOTO: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Compartilhe

O Palacete Provincial realiza nesta quinta-feira (1º/08), às 10h, a abertura da 1ª Exposição itinerante de Bonecas Cirandeiras de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), produzido pelo artista e professor do Instituto Federal (Ifam-Manacapuru), Gernei Goes dos Santos.

A exposição fica em exibição no espaço cultural até 25 de agosto, de segunda a sábado (exceto às quartas-feiras), das 9h às 15h. A entrada é gratuita.

 

A Exposição, constituída por 30 bonecas, representa uma parte importante da cultura local e do próprio Festival de Cirandas de Manacapuru, que congrega a apresentação de três organizações de dança: Ciranda Flor Matizada, Ciranda Tradicional e Ciranda Guerreiros Mura.

 

É também parte essencial da celebração e da preservação da cultura e da identidade da região Amazônica, contribuindo também para o desenvolvimento histórico, socioeconômico, educativo e para a valorização do artesanato do município de Manacapuru.

 

O objetivo geral da exposição é preservar, valorizar e promover a cultura local, por meio da exibição e celebração do Festival de Cirandas de Manacapuru, pelas bonecas como símbolos da identidade e tradição da região, em relação a suas cultura e história. Além disso, a mostra busca educar e conscientizar sobre a importância do patrimônio cultural, incentivando o respeito pela diversidade cultural.

 

Idealização

 

A 1ª Exposição Itinerante das Bonecas Cirandeiras de Manacapuru foi idealizada, visando a contribuir para a reflexão, a difusão e a valorização sobre a História, as memórias e os valores identitários da principal manifestação cultural e Turística da cidade – O Festival de Cirandas de Manacapuru.

 

A mostra destaca os personagens tradicionais da ciranda: Seu Manelinho, Mãe Benta, Constância, Cupido e Seu Honorato, além de outros itens, como Cirandeira Bela, o Cordão de Cirandeiros e a Porta-cores, os quais destacam a beleza, a alegria e a força desse espetáculo dançante como os verdadeiros símbolos da Amazônia.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais