Bosque da Ciência será palco da Semana da Suçuarana

O evento é totalmente gratuito. Foto: Reprodução INPA
Compartilhe

Neste domingo (25), o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) será palco da Semana da Suçuarana, dedicada à onça da espécie Puma concolor, felino em risco de extinção no Brasil.

Com objetivo de reunir especialistas, jovens pesquisadores e visitantes de todas as idades, o evento totalmente gratuito trará a “I Travessia da Suçuarana”, além de atividades educativas para crianças que abordam as características e a importância ecológica e social que o felino desempenha.

A suçuarana, também conhecida como onça-parda, é celebrada mundialmente no dia 30 de agosto, como forma de popularizar e sensibilizar o público sobre a conservação da espécie e dos ambientes naturais em que reside. No Brasil, a data inspirou a criação da Semana da Suçuarana pelo Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado (PCMC) da Universidade Federal do Catalão (UFCAT).

Neste ano, o Bosque da Ciência se junta ao evento nacional realizando atividades com sua equipe do Projeto Ciência na Escola (PCE) em parceria com o Laboratório de Interações Fauna e Floresta (LaIFF) e o projeto Observatório de Imprensa Avistamentos e Ataques de Onças (OIAAONÇA), ambos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e conta com o apoio do AteliRê, ateliê de artes para crianças e jovens.

A programação inclui a “I Travessia da Suçuarana”, no qual os visitantes terão a oportunidade de fazer uma caminhada especial pelo Bosque da Ciência, passando por trilhas interpretativas, e orientada pelo monitores que contarão aos participantes características e curiosidades da onça-parda com metodologias criativas. A travessia vai iniciar com alongamento e finalizar com a entrega de medalhas.

O objetivo da ação é promover a conexão com a Suçuarana através de atividades físicas em áreas naturais, como acontece em outros parques como o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas e Parque Estadual Águas do Paraíso. A ideia da campanha nacional é envolver todos os estados brasileiros onde a Suçuarana vive, totalizando mais de 16.000 quilômetros.

Além da travessia, o Bosque e parceiros oferecerão atividades educativas para crianças, como a oficina criativa de pintura e o jogo educativo “Bingo da Suçuarana”, que trará aspectos da história natural da onça-parda, com destaque a sua importância ecológica para a conservação e manutenção das florestas.

Sobre a Suçuarana

Conhecida também como onça-parda, a espécie Puma concolor é o segundo maior felino das Américas e um dos principais predadores com a distribuição geográfica mais ampla do continente americano, ocorrendo desde o Canadá até o extremo sul dos Andes.

No Brasil, é considerada uma espécie vulnerável à extinção na natureza. As principais ameaças são caça de retaliação por conflitos com humanos, quando o animal é abatido por supostamente ter matado animais domésticos ou rebanho – e a perda de habitat.

As ações de conservação da onça-parda ainda sofrem com lacunas críticas de informações sobre a espécie, principalmente, sobre aspectos ecológicos e de movimentação e dispersão das populações. Ainda, uma parte significativa da sociedade não sabe da existência do felino e da sua ocorrência no Brasil e nas Américas, para além da Onça-pintada (Panthera onca).

Em Manaus, a onça-parda pode ser vista de perto no zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Zoo CIGS), bairro São Jorge. No espaço, vivem o macho tupã e duas fêmeas, a Ayra e a Kiara.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais