Inpa realiza Congresso nacional sobre contribuições da pós-graduação para a emergência climática e o futuro da Amazônia

A abertura será no dia 04 de novembro (segunda), às 16h. Banner : REprodução INPA
Compartilhe

De 04 a 08 de novembro, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promove o I Congresso Nacional de Pesquisas Sobre a Amazônia: Contribuição da Pós-Graduação Brasileira para a Emergência Climática e o Futuro da Região. O evento vai discutir evidências apresentadas nos mais recentes estudos sobre a Amazônia e quais medidas serão necessárias para enfrentar os complexos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Organizado pela Coordenação de Capacitação (Cocap/Inpa), o evento acontecerá no Centro Cultural Povos da Amazônia, Avenida Silves, 2.222, Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa), Manaus-AM. São esperados para o Congresso estudantes, cientistas, comunidades indígenas, agentes públicos e pessoas interessadas em pesquisas sobre a Amazônia e as mudanças climáticas.

A programação conta com mais de 30 palestrantes renomados do Inpa e de outras instituições, em painéis e conferências. São pesquisadores, ambientalistas e líderes de projetos e grupos de pesquisa que vão compartilhar perspectivas, experiências e visões para uma Amazônia sustentável. No debate, temas como ponto de não-retorno, emergência climática, biodiversidade, biotecnologia, inovação na Amazônia, ambientes aquáticos, populações tradicionais, futuro das cidades, tecnologias para manutenção da floresta em pé e crises climáticas e sociais.

“Os participantes terão a oportunidade de se informar e de se atualizar sobre diversos temas, além de terem contato direto com alguns dos principais pesquisadores destas áreas no Brasil e no mundo, em um ambiente de troca de ideias e colaboração. Este evento promoverá a apresentação de novos conhecimentos, aprimoramento de projetos em andamento, além abrir portas para projetos colaborativos”, ressalta o coordenador da Cocap, o pesquisador Edinaldo Nelson dos Santos.

A abertura será no dia 04 de novembro (segunda), às 16h, seguida da Conferência de Abertura “O ponto de não-retorno da Amazônia: evidências existentes e o papel da ciência brasileira no que vem pela frente”, com a pesquisadora colaboradora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marina Hirota. Todos os dias terá uma Conferência, e já estão confirmados Mercedes Bustamante (UNB), Paulo Artaxo (USP) e Adalberto Val (Inpa).

O evento terá apresentação de pôsteres e publicação dos Anais. A submissão de resumos pode ser feita até 30 de setembro. Os trabalhos devem contemplar resultados de pesquisas ou atividades de extensão (estudos de caso e relatos de experiência) relevantes para a Amazônia.

Mais informações sobre inscrições, programação e submissão de trabalhos, acessar o site I Congresso Nacional de Pesquisas Sobre a Amazônia: Contribuição da Pós-Graduação Brasileira para a Emergência Climática e Futuro da Região.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais