Caminhos da Reportagem apresenta ‘Parintins – a arte da sustentabilidade’

O Caminhos da Reportagem esteve no interior do Amazonas para acompanhar essa celebração cultural que movimenta todos os anos o maior estado do país. Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil
Compartilhe

O maior evento folclórico a céu aberto do mundo, o Festival de Parintins, no Amazonas, não é apenas superlativo em sua grandiosidade, mas também um vibrante símbolo da rica cultura amazônica, onde as cores, sons e tradições se unem em uma celebração única que emociona e encanta o público. Mas o festival também é um motor vital para a economia local. O Caminhos da Reportagem esteve no interior do Amazonas para acompanhar essa celebração cultural que movimenta todos os anos o maior estado do país.

A cidade se divide entre os dois grupos folclóricos, que competem todos os anos: o Boi Garantido (vermelho) e Boi Caprichoso (azul). Mas bem antes dos dois entrarem no Bumbódromo, a cidade se prepara o ano inteiro para o período do festival. Otília Góes, por exemplo, faz da própria casa uma pousada durante a festa. E construiu um anexo para ganhar ainda mais uma renda extra. “A gente praticamente aluga de um ano pra outro e os próprios turistas indicam pros outros pro ano seguinte”, afirma Otília.

Anualmente, o evento movimenta mais de R$ 65 milhões na região. “O festival hoje é a mola propulsora da economia local e é importante não só pro município, mas para o estado, porque através da cultura, dessa força que o boi tem, muitas portas se abrem, investimentos chegam a partir do sucesso que é o evento”, afirma Marcos Apolo Muniz, secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Uma das atrações, além das que são apresentadas na arena, são os triciclos, que são bicicletas adaptadas com 3 rodas, que carregam até 4 pessoas. O transporte, além de barato, não é poluente e o melhor meio para conhecer a cidade e se locomover por ali. Cada tricicleiro carrega uma média de 200 pessoas durante os dias do festival. Uma renda extra que ajuda o ano todo.

Esta e outras histórias sobre o festival que mantém a herança cultural e também leva desenvolvimento para a região fazem parte do episódio “Parintins – a arte da sustentabilidade”, produzido pela TV Encontro das Águas, parceira da TV Brasil.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais