Agendão cultural oferece uma diversidade de opções para o público neste fim de semana

Festivais, primavera de museus, concertos e show de humor compõem a programação do final de semana. FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Compartilhe

A programação do Agendão Cultural deste fim de semana está repleta de eventos e apresentações que irão encantar o público. De sexta a domingo (27 a 29/09), uma programação diversa.

 

A programação inclui espetáculos variados, exibições de longas-metragens, a primavera de museus e festivais de cinema. Haverá também rodas de capoeira, um encontro de motociclistas, show de humor e diversas exposições para os apreciadores da arte contemporânea.

 

Além de concertos matinais que oferecem uma trilha sonora perfeita para começar o dia. Para encerrar, acontece uma troca de livros e um emocionante festival de corais no domingo (29/09).

 

Longa-metragem

 

Nesta sexta-feira (27/09), às 15h30, o Teatro Amazonas recebe a longa-metragem “Roberto Kauane e a Câmera do Dr. Salim”, com direção de Jean Robert César, do Amazonas (AM). Roberto Kahane é um renomado diretor cinematográfico brasileiro, com uma trajetória marcada pela sua paixão pelo cinema e pela Amazônia.

 

Nascido em Manaus, cresceu no entorno do Teatro Amazonas, e desde cedo teve contato com o universo do cinema. Esta obra retrata o cineasta Roberto Kahane, seu pai, Dr. Salim Kahane, e a importância de seu acervo cinematográfico.

 

O longa integra a programação do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. O evento é gratuito e tem classificação de 12 anos.

 

Encerramento do Festival

 

A sessão de encerramento da programação do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte acontece nesta sexta-feira (27/09), às 19h no Teatro Amazonas, com o longa-metragem “Oeste Outra Vez”, com direção de Érico Rassi, de Goiás (GO). Na ocasião, também acontece uma cerimônia de premiação, às 21h. O evento é gratuito e tem classificação de 14 anos.

 

 

Mais filmes

 

O Teatro da Instalação recebe nesta sexta-feira (27/09), das 9h às 13h, o “Ciclo de Oficinas duplo filme de Cinema e Distribuição”, com Ricardo Manjaro e Henrique Amud. A programação conta com direção cinematográfica; roteiro cinematográfico de curta-metragem; pesquisa de imagem de arquivo para audiovisual; distribuição de curta-metragens para festivais. O evento integra a 6° edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte.

 

Nesta sexta-feira e no sábado (27 e 28/09), o Cine Carmen Miranda, localizado na Rua do Congresso, nº 10, no centro, apresenta uma programação especial, a partir das 17h30. Na sexta, serão exibidos “Vestida para Matar” e “Carrie a Estranha”. No sábado, a programação inclui “Chuvas de Novembro”, “Por detrás do arco-íris” e “Um Quarto Elemento”, seguida de um bate-papo com o diretor J. Juliano. Às 19h, também será exibido “Levante (2024)”, com entrada gratuita.

 

 

Capoeira

 

Nesta sexta-feira (27/09), a partir das 19h30, acontece a “Roda de Abertura”, evento de capoeira organizado pelo Instituto Cultural Alforria (I.C.A), com a apresentação de convidados, incluindo três representantes de Belém do Pará. A roda acontece na Lagoa do Japiim, situada na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim.

 

No sábado (28/09), das 10h às 11h, ocorrerão oficinas, palestras e um bate-papo, na Sede do Instituto Cultural Alforria (I.C.A), situada na Rua João Gomes, Quadra 07, número 14, no bairro Novo Aleixo. E à tarde, das 17h30 às 20h30, haverá a cerimônia de batizado, troca de cordas, formatura e reconhecimento de mestres, onde o traje exigido será roupa branca ou vestimenta do grupo.

 

A programação integra o “3º Movimento Cultural Alforria – troca de graduações e formaturas”, um evento que reúne mestres de capoeira e tradições da cultura local. O evento é gratuito.

 

 

Cultura nipônica

 

Nesta sexta-feira (27/09), a partir das 18h, acontece a abertura do “Jungle Matsuri 2024”, o maior Festival de Cultura e Gastronomia Japonesa da região Norte, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, situado na Avenida Constantino Nery, 5001, bairro Flores. A programação inclui concursos de cosplayers, palestras, muita comida japonesa, shows musicais, Boi-Bumbá e diversas atividades. O evento ocorre também no sábado (28/09), das 10h às 22h; e no domingo (29/09), de 10h às 20h. Com entrada gratuita.

 

Primavera de Museus

 

No sábado (28/09), às 9h, o Centro Cultural Palacete Provincial sediará a apresentação teatral – “Estórias que meu pai contou”, com a participação do Grupo de idosos da Fundação Universidade Aberta Da Terceira Idade (Funati). O espetáculo ocorre no Auditório Coronel Pedro Henrique Cordeiro Junior, e a entrada é gratuita.

 

 

Ainda no Centro Cultural Palacete Provincial, neste sábado (28/09), das 9h às 15h, acontece a cerimônia de encerramento da exposição “DES.INVENÇÃO”, com programação cultural realizada pela curadoria e artistas participantes na Galeria Manoel Santiago. O evento possui classificação livre e entrada gratuita. Ambos os eventos integram a Primavera de Museus.

 

Encontro de motociclistas

 

Neste sábado (28/09), das 17h à 00h, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia receberá o evento “Projetos Motociclista Sangue Bom”, organizado pelo grupo Almas Livres MC, sob a liderança do presidente Pires. A celebração marca os 40 anos do grupo e contará com atrações especiais, incluindo a Banda Véiel Karái, Thiago Alooli, Banda Official 80 e DJ Diego Aser.

 

O evento tem classificação livre e a entrada é a doação de 1 quilo de alimento não perecível ou um pagamento de R$10 via Pix para participar do sorteio de brindes. Todos os alimentos e valores arrecadados serão destinados a uma instituição de caridade.

 

Espetáculos

 

O Teatro Gebes Medeiros recebe neste sábado (28/09), às 18h, a apresentação do espetáculo “Doce Feitiço”, encenado pelo grupo teatral Células Nervosas. A peça retrata uma família mística e barulhenta que mora no meio da Floresta Amazônica e é vigiada por dois rios que acompanham o caos da relação familiar. Com classificação livre e entrada gratuita.

 

Festival de cinema

 

A primeira edição do “Close”, festival de cinema dedicado a produções audiovisuais voltadas para temáticas relacionadas ao universo LGBTQIAPN+ segue com sua programação neste sábado (28/09), a partir das 18h30, no Cine Teatro Guarany.

 

A edição teve início na quarta-feira (25/09), e contará com uma mostra competitiva do festival que vai exibir 20 obras, entre documentários e ficção, de diferentes regiões do Brasil, além de Portugal e México. A programação é gratuita e aberta ao público.

 

 

A lista de filmes e horários de exibição está pode ser conferida nas redes sociais do festival @closecinefestival e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa @culturadoam.

 

Show de humor

 

No sábado (28/09), às 20h30, o palco do Teatro Amazonas será o cenário ideal para a apresentação do humorista “Leandro Leitte show de humor”. O humorista manauara Leandro Leite estreia seu quarto solo de stand up comedy no icônico Teatro Amazonas. Prometendo muitas risadas e novas histórias.

 

O show é uma realização da Master Cultural. Imperdível para os fãs de comédia e para quem quer uma noite de muita diversão. Os ingressos, com classificação indicativa de 14 anos, podem ser adquiridos pelo site www.shopingressos.com.br.

 

Exposições

 

O Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, está exibindo a exposição “Banho de Rio”, do artista Paulo Desana. E neste sábado (28/09), a partir das 18h30, acontece a estreia da exposição “1 Clímax para 1 Bicho de Casco”, do artista visual Adroaldo Pereira. Ambas as mostras fazem parte do projeto “Amazonas Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas”, com curadoria de Cristóvão Coutinho, que ficará em exibição até 1º de dezembro. A galeria está aberta para visitação de quarta a domingo, das 15h às 20h.

 

Troca de livros

 

Neste domingo (29/09), das 9h às 13h, a Biblioteca Pública do Amazonas, vai ceder seu espaço para a realização de mais uma edição da troca de livros e gibis. A iniciativa busca incentivar o hábito da leitura de forma sustentável promovendo o intercâmbio literário entre os participantes e oferecendo a oportunidade de renovar coleções e conhecer novas histórias sem custos.

 

 

Concertos Matinais

 

No domingo (29/09), às 11h, a renomada Amazonas Filarmônica apresentará os “Concertos Matinais: Amazonas Filarmônica”, no majestoso Teatro Amazonas. O concerto contará com a regência de Otávio Simões, e terá a participação de Javier Cantillo no violino e Gretchen Labrada na viola.

 

Para complementar o programa, o maestro assistente Otávio Simões que neste semestre completa 20 anos de carreira, escolheu um punhado de obras divertidas e bem contrastantes, para mostrar ao público todo o colorido sonoro que a Amazonas Filarmônica possui.

 

Os ingressos com classificação livre estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.shopingressos.com.br. Plateia e frisas custam R$10, enquanto para os demais lugares a entrada é franca.

 

Festival de Corais

 

Ainda no domingo (29/09), às 19h, o Teatro Amazonas recebe a última apresentação do 9º Festival Amazonas de Corais (Famcor). O festival, que começou no dia 26, ocupou diversos locais da cidade, encerrando suas atividades no icônico Teatro Amazonas. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

 

A programação completa pode ser encontrada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

 

Endereços:

 

Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro;

Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);

Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;

Galeria do largo – Rua Costa Azevedo, 290, Centro – Largo de São Sebastião;

Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/n, Centro;

Centro Cultural dos Povos da Amazônia – Avenida Silves, 2.222 – Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa);

Biblioteca Pública – Rua Barroso, nº 57, Centro;

Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro).

 

 

Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais