Projeto Jovens Embaixadores soma 150 atletas e acumula conquistas nacionais no jiu-jitsu

Depois de 3 anos de existência, o projeto está construindo uma academia de musculação, que deve ser inaugurada em novembro. Foto: Divulgação
Compartilhe

Fundado em 2021 por iniciativa voluntária, o projeto Jovens Embaixadores hoje tem 150 atletas de jiu-jitsu, entre crianças, adolescentes e adultos, promovendo aulas gratuitas, MMA e treino funcional para os jovens, a maioria de famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.

Onde antes existiam horas ociosas e risco de possível cooptação para o crime, hoje há muito tatame, projeção, combates, pegadas, chave de braço e muitos outros golpes ensinados pelos professores voluntários.

Outros objetivos do Jovens Embaixadores são reunir práticas saudáveis, esporte, orientação na disciplina e prática cristã.

Depois de  3 anos de existência, o projeto está construindo uma academia de musculação, que deve ser inaugurada em novembro, para melhorar a performance dos alunos e atletas visando competições.

“Nosso objetivo é fazer desses jovens campeões mundiais e, por intermédio do esporte, mudar a realidade das suas famílias. Estamos com planos de montar uma filial nos Estados Unidos, em Boston, onde estará à frente o professor Christian Augusto, empresário bem sucedido e multicampeão de jiu-jitsu”, afirmou um dos fundadores da iniciativa, faixa preta de jiu-jitsu, head coach do grupo e também delegado de Polícia Civil, Guilherme Torres.

Foto: Divulgação

Apoio e voluntariado

Funcionando no bairro Petrópolis, zona Sul, o “Jovens Embaixadores” tem o apoio de várias personalidades do esporte, como os campeões e atletas de ponta Bibiano Fernandes, Omar Salum, Paulo Coelho, Alex Martins, entre outros. Artistas nacionais e locais também se interessaram em contribuir como Xande de Pilares e Uendel Pinheiro.

E os atletas começam a participar de campeonatos, como o amazonense e brasileiro da modalidade, como o jovem Gabriel Castro, que aos 15 anos se consagrou campeão brasileiro este ano. O head coach Torres também conquistou o título de campeão mundial em 2023, pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), fazendo todo seu camping de treino no Jovens Embaixadores.

O projeto conta com profissionais voluntários, como fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e profissionais de educação física. Os faixas pretas Guilherme Torres, Cândido Neto, Christian Augusto, Leonardo e Alex Nogueira são professores voluntários. As turmas são divididas entre horário kids, juvenil, adulto e treino de competição, de 17h às 20h, todos os dias da semana. Sábado o treino funciona de 9h às 11h. As atividades são totalmente gratuitas para os inscritos.

Atualmente, segundo adianta Torres, há vagas para crianças de 9 a 12 anos participarem do projeto. Para se inscrever, precisa comparecer acompanhado dos responsáveis, levando identidade, comprovante de residência e boletim escolar. A sede fica em Petrópolis, número 8, na rua Aderson de Menezes

Com os voluntários e doações, o projeto vai ganhando cada vez mais alunos, sendo uma alternativa esportiva e de prática saudável e para a saúde mental de centenas de jovens atletas. Doações são bem-vindas e podem ser feitas para compra de material, como tatame e kits de quimono, além de alimentação: o pix é [email protected] (banco Pag Seguro nome Instituto Desembargador Cândido Honório – Idesch).

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais