O programa Caminhos da Reportagem, que a TV Brasil leva ao ar nesta segunda-feira (11), às 23h, revela que periferias e favelas se mobilizaram na criação de plataformas para contribuir com os debates globais do G20.
Enfrentar a desigualdade é um problema global. Na última década, a pequena parcela do 1% mais rico do mundo engordou suas riquezas em US$ 400 mil. Ao mesmo tempo, a metade mais pobre ficou com apenas US$ 335 nesse período.
Melhorar a distribuição de renda é o desafio lançado pelo governo brasilero ao G20, o fórum de cooperação econômica e política formado por 19 países, mais a União Europeia e a União Africana.
Este ano a cúpula do G20 vai ser realizada no Rio de Janeiro. O encontro dos líderes mundiais irá selar acordos sobre diversos assuntos que vêm sendo negociados ao longo do ano. Sob a condução do Brasil, a participação social nos processos decisórios do fórum foi ampliada com a criação do G20 social. O ponto alto deste encontro será a Cúpula Social, que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de deste mês, às vésperas da Cúpula de Líderes do G20.
As periferias e favelas se mobilizaram em duas plataformas para contribuir com os debates globais. Uma delas é o” Favela 20”, ou F20, coordenada pela “Voz das Comunidades”. “O favelado sabe muito bem o que é melhor para si e quando a gente chega nesses espaços globais, a gente não vê nenhum favelado falando sobre o que acontece dentro de seus territórios. É hora de começar a falar sobre o que é bom para a gente”, defende Gabriela Santos, cofundadora do F20.
O outro movimento que irá levar propostas aos líderes mundiais é o G20 Favelas, criado pela Central Única das Favelas (Cufa). “O mundo hoje tem 1 bilhão de pessoas que moram em territórios considerados como favelas e periferias. A gente não pode simplesmente ignorar a existência dessas pessoas”, disse Gabriel Oliveira coordenador nacional do G20 Favelas”.
Exibido às segundas, às 23h, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na madrugada para terça, às 4h30. A produção disponibiliza as edições especiais no site e no YouTube da emissora pública. As matérias anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.