Com o objetivo de fortalecer o laço entre jovens, a terra e o meio ambiente, o Ministério da Cultura e SRV Produções, com apoio metodológico da ONG ImageMagica, apresentam o projeto Recortes Culturais, por meio da Lei Rouanet. Com patrocínio da empresa Sonoco, a iniciativa acontece entre os dias 25 de novembro a 06 de dezembro na E.M. Izabel Angarita, em Manaus (AM).
Plantando o Futuro
As oficinas terão a proposta de gerar reflexão e desenvolvimento do olhar com temas baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre as crianças e adolescentes e seu próprio cotidiano. Assuntos como sustentabilidade, economia de água e poluição serão tratados nas oficinas. Durante as atividades, são realizadas plantações de horta na própria instituição, com o auxílio dos estudantes e da comunidade. A ideia é gerar consciência e a autorresponsabilidade sobre o futuro.
Produção cultural
Os estudantes são estimulados a realizarem um produto cultural, proporcionando inclusão e empatia entre cada um. Desta forma, eles realizam “saídas fotográficas”, onde colocam em prática todo conhecimento aprendido em educação ambiental. Os jovens fotógrafos receberão um celular para a produção de fotos dentro da escola, utilizando um aplicativo. Além das imagens, os participantes criam uma legenda, que complementa a mensagem transmitida.
Conexão com a comunidade
Todas as fotografias tiradas virarão uma linda exposição na instituição, aberta ao público e a todos os alunos que queiram ver, assim conectando e abrangendo ainda mais o propósito do projeto. Para abrir a exposição, haverá uma pequena palestra sobre as histórias das imagens feitas e o aprendizado que os participantes tiveram.
Serviço
Datas: 25 de novembro a 06 de dezembro (segunda à sexta)
Local: E.M. Izabel Angarita
Endereço: R. Canumã, s/n – CJ. Atílio Andreazza Japiim II Petrópolis – Manaus/AM 69067-472