HUGV realiza mutirão de cranioplastia e sedia evento pioneiro sobre neurotrauma na região Norte

Iniciativas aliam avanços na neurocirurgia, formação profissional na região amazônica e atendimento humanizado pelo SUS. Foto: Divulgação
Compartilhe
O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoverá, de 2 a 6 de dezembro, uma ação inédita no Amazonas: o Mutirão de Cirurgias de Cranioplastia, beneficiando pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Simultaneamente, será realizado o I Simpósio Amazonense de Neurotrauma, com atividades científicas, cursos práticos e palestras voltadas a neurocirurgiões, residentes e profissionais da saúde, colocando Manaus no centro das discussões sobre avanços e desafios da neurocirurgia no Brasil.
O evento, fruto da parceria entre o HUGV, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNC), destaca-se pela abordagem de temas fundamentais à prática neurocirúrgica, além de promover o intercâmbio de conhecimento e o fortalecimento da educação médica na região Norte. Como explica o neurocirurgião Robson Amorim, supervisor do Programa de Residência Médica em Neurocirurgia do HUGV, “O evento busca disseminar conhecimentos avançados em neurocirurgia, promover a educação continuada e fortalecer redes de colaboração entre profissionais. É uma oportunidade única para abordar os desafios específicos da região amazônica, promovendo melhorias nas práticas aplicadas ao SUS”.
Confira a programação:
  • Cursos Práticos: Treinamento em técnicas avançadas e uso de tecnologias inovadoras, com quatro cursos pré-simpósio: (1) Doppler Transcraniano/ US Bainha Nervo Óptico; (2) Monitorização Invasiva e Não-invasiva da Pressão Intracraniana; (3) Passo a Passo: Avaliação da Neuroimagem (TC Crânio) no Neurotrauma; e (4) Protocolo Morte Encefálica.
  • Mutirão: Realização de cranioplastia para pacientes craniectomizados.
  • Sessões Científicas e Palestras: Abordagem de temas relevantes para a prática neurocirúrgica.
  • Discussões Interativas: Sessões de perguntas e debates após as palestras.
O Simpósio também visa capacitar profissionais da saúde e promover o desenvolvimento acadêmico na região. A neurocirurgiã Jucilana dos Santos, uma das idealizadoras do Simpósio, enfatizou a relevância de promover atividades educacionais na região Norte. Segundo ela, “Estamos trazendo colegas do Rio de Janeiro e de São Paulo que contribuirão com o evento, o que é fundamental para ampliarmos a rede de conhecimento e melhorar a educação em nossa região”.
 
O impacto na vida dos pacientes
A cranioplastia é uma cirurgia voltada para pacientes que passaram por craniectomia descompressiva – procedimento realizado em casos de traumatismo cranioencefálico grave para aliviar a pressão intracraniana. Durante o mutirão, serão realizados quatro procedimentos diários de cranioplastia, totalizando 20 cirurgias ao longo da semana. Os pacientes foram selecionados a partir do Ambulatório de Neurotrauma do HUGV, o primeiro específico para pacientes vítimas de trauma de crânio na região Norte.
O perfil dos atendidos é de adultos jovens, entre 30 e 40 anos, que enfrentam limitações tanto físicas quanto sociais devido à ausência da proteção óssea no crânio. Com o mutirão, espera-se reduzir significativamente a lista de espera por cranioplastias no estado.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais