A Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonasestão auxiliando no atendimento de passageiros deportados dos Estados Unidos, que chegaram à Manaus no início da noite desta sexta-feira (25/01), depois de problema técnico apresentado na aeronave, que tinha como destino final o estado de Minas Gerais.
Nas primeiras horas de sábado, 25/1, as equipes das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e do Fundo Manaus Solidária estiveram no aeroporto internacional Eduardo Gomes para a ajuda humanitária aos deportados.
Tambem foram disponibilizados para os brasileiros colchões, atendimento médico, alimentação e água, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Corpo de Bombeiros do Amazonas (Cbmam) e Defesa Civil.
No total, 79 passageiros estavam a bordo do avião, sendo 11 mulheres, 62 homens e seis crianças. Todos foram acomodados em uma sala do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e devem aguardar um novo voo para Belo Horizonte, com previsão de saída da capital amazonense às 16h deste sábado (25/01).
O chefe da Polícia Federal no aeroporto, Júlio César Queiroz, explicou que não estava previsto o desembarque dos passageiros na capital amazonense. “Foi um pouso técnico para reabastecimento, mas por problemas na aeronave gerou um princípio de tumulto. Mulheres, crianças e idosos, pessoas em vulnerabilidade, tiveram de desembarcar para que prestássemos toda a ajuda. Estão bem alojados em uma sala do aeroporto até que uma outra aeronave possa seguir com eles até o aeroporto de Belo Horizonte, em Confins. O voo está previsto para as 16h deste sábado”, explicou.