Com o retorno às aulas e o aumento de veículos nas ruas, a atenção à segurança dos pequenos se torna ainda mais importante.
Pequenas atitudes, como respeitar a sinalização e reduzir a velocidade, fazem toda a diferença no dia a dia e garantem a proteção de todos.
Outro ponto importante é não cair em fake news. Nos últimos dias, notícias falsas têm circulado sobre mudanças na chamada Lei da Cadeirinha. Mas a última modificação do Código de Trânsito foi em 2021, e de lá pra cá não houve qualquer tipo de alteração nas regras para transportar crianças.
Vale lembrar que é obrigatório o uso de bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação ou cinto de segurança de três pontos, respeitando a faixa etária, altura e peso da criança, conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro.
Além do risco à segurança da criança, o transporte inadequado é considerado uma infração gravíssima, com perda de sete pontos na CNH, a Carteira Nacional de Habilitação. A multa para quem não respeitar a lei é de R$ 293,47.